Material: sangue EDTA * tubo Trace
Preparo: Jejum não obrigatório.
* Deve ser realizado na primeira hora da manhã antes do horário de trabalho.
Interpretação: O zinco é um elemento essencial e faz parte de diversas proteínas e enzimas. A sua deficiência se manifesta em seres humanos, após alguns anos de depleção, como resultado da ingestão constante de dietas deficitárias desse elemento que poderão causar transtornos na cicatrização de feridas, funções imunológicas, divisão e crescimento celular, desenvolvimento fetal , retarda o crescimento, desenvolvimento sexual, dermatites e alopecia.
A análise de Zn*Eritrocitário é para ajudar na avaliação do estado nutricional pregresso (carência) com relação a depleção e seus efeitos a curto, médio e longo prazo. Além dessa avaliação bioquímica, o diagnóstico deverá ser complementado com dados dietéticos e antropométricos. Excesso de zinco não é de grande preocupação clínica. O hábito de tomar megavitaminas (contendo grandes doses de zinco) não produz problemas de toxicidade direta. O excesso de zinco absorvido na dieta e por medicamentos é excretado na urina.
Coleta:
Coletar as amostras de sangue em uma das opções de Tubos Trace (Análise de Traços) com Conservantes Trace EDTA BD (Ref. 368381) ou Trace Heparina GBO (Ref. 456080);
Encaminhar sob o acondicionamento adequado (Temperatura Refrigerada de 2 a 8ºC), sem contato direto com o gelo.
* Colher na primeira hora da manhã antes do horário de trabalho.