Tudo o que você precisa saber sobre a vacina tríplice viral.
As vacinas estão presentes na nossa vida desde o momento em que nascemos. Elas têm como função e objetivo principal capacitar o sistema imunológico para combater as mais variadas infecções.
Tudo isso é feito por conta do estímulo na produção de anticorpos, que são incentivados pelas substâncias produzidas no corpo humano para eliminar os microrganismos que invadem o nosso organismo.
A vacina tríplice viral é conhecida também como vacina trivial. Ela faz parte do calendário de vacinação da população brasileira e deve ser administrada a partir do primeiro ano de vida. Sua função é proteger contra três doenças, cada uma delas causada por um vírus diferente. São elas:
As três são consideradas altamente contagiosas, principalmente entre as crianças. A produção de anticorpos após aplicação vacinal começa cerca de duas semanas depois e, na grande parte dos casos, dura até o final da vida.
Qual é a composição da vacina tríplice viral?
Para a composição dessa vacina são utilizados vírus enfraquecidos de cada uma das doenças misturados a outros componentes, tais como aminoácidos, sulfato de neomicina, albumina humana e outros.
Vale ressaltar que, embora os vírus utilizados na produção da vacina estejam vivos, eles não causam nenhum tipo de infecção e o seu enfraquecimento é suficiente para estimular o sistema imunológico.
Quem deve tomar a vacina? E quem não deve?
A tríplice viral é uma vacina recomendada principalmente para as crianças, mas também deve ser tomada por jovens e adultos, com o objetivo de prevenir e combater o desenvolvimento destas doenças.
Mesmo que seja recomendada para toda a população, existem alguns grupos em que a aplicação da vacina tríplice viral é contra-indicada. É o caso de:
- Gestantes;
- Pessoas com histórico de alergia, reação a neomicina ou a qualquer outro componente presente na fórmula;
- Pessoas que possuem doenças que afetam o sistema imunológico como, por exemplo, câncer e infecção pelo HIV.
Quando e onde tomar?
Para esta vacina são consideradas duas doses: a primeira é administrada aos 12 meses de vida e a segunda deve ser tomada entre os 15 e 24 meses da criança. Já os adolescentes que não foram vacinados na infância devem tomar as duas doses, com um intervalo entre um e dois meses.
Existem alguns casos de adultos não vacinados e com viagem marcada para o exterior que devem tomar a vacina tríplice, já que em alguns países só é permitida a entrada de pessoas vacinadas contra uma ou todas as três doenças já citadas acima.
Existe também a possibilidade de fazer a aplicação em conjunto com a vacina tetra viral, que protege também contra a catapora. Nesse caso, funciona da seguinte maneira: é aplicada a primeira dose da vacina tríplice viral e logo depois, entre os 15 meses e 4 anos, é aplicada a dose da vacina tetra viral.
Elas são disponibilizadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, mas podem ser encontradas em laboratórios particulares, com preços variados entre R$ 60,00 e R$ 120,00.
Clique aqui e agende a sua vacina no Laboratório Vital Lab!
Existe efeito colateral?
Como acontece logo após a aplicação de qualquer vacina, o surgimento de possíveis efeitos e reações adversas também é comum com a administração da vacina tríplice valente.
Dentre os efeitos mais comuns, pode-se citar:
- Febre alta (acima de 38ºC), com duração média de cinco dias;
- Irritação e vermelhidão nos olhos;
- Coriza;
- Manchas vermelhas e dolorimento no corpo;
- Ínguas, também conhecidas como pequenos caroços nas axilas, virilhas e pescoço, que podem ser bem doloridas.
Conheça o nosso laboratório e agende a aplicação de suas vacinas e a realização dos seus exames.
Entre em contato agora mesmo! É só clicar nesse link e preencher o formulário, ou se preferir pode falar diretamente com um dos nossos atendentes clicando aqui.
Leia também:
Tudo o que você precisa saber sobre a vacina da gripe;
Exame toxicológico: entenda como funciona e qual a sua importância.