Material: Esperma
Preparo: * O paciente deve ser mantido entre 2 a 7 dias de abstinência antes da coleta.
* Antes de coletar a amostra deve lavar as mãos e a área genital com água e sabonete.
* Importante: Enviar pedido médico e resumo da história clínica do paciente.
Interpretação: Esta técnica é menos conhecido e menos frequentemente indicada que o estudo do sêmen. No entanto, ensaio de fragmentação do DNA é um teste fundamental e complementar para o etudo do sêmen. Este teste mede o estado do DNA do esperma. A cabeça do esperma contém o DNA que é o capital genético do indivíduo. Corresponde à fragmentação de cadeias no DNA. A um nível baixo, estas quebras estão dispostas no oócito após fertilização. Para além de um certo nível de quebras, o processo de reparação não pode ser realizada de forma satisfatória para permitir o desenvolvimento embrionário normal.
Coleta: *Após a limpeza com água e sabonete da área genital.
* É importante coletar a amostra total (especialmente o início da ejaculação), porque é onde está presente a maior concentração de espermatozóides. Caso não tenha sido realizado desta forma, o paciente deverá avisar a unidade.
*Enviar ao laboratório, de preferência a uma temperatura inferior a 22°C para evitar a fragmentação por reação térmica. Não ultrapassar uma hora, entre a ejaculação e a entrega da amostra.
* Congelar imediatamente (-16°C e -20°C).