Material: Sangue Venoso
Preparo: Não é necessário jejum. Paciente deve comparecer no laboratório para realização do teste. Informar o uso de AAS, ticlopidina ou outros medicamentos ( podem aumentar o tempo de sagramento).
Interpretação: Uso : avaliar a função hemostática total , detectar desordens congênitas e adquiridas de função plaquetária.
Este teste é usado para medir a duração do sangramento após uma incisão de pele. O tamanho e profundiade da incisão são padronizados. O tempo de sangramento depende da elasticidade da parede do vaso sanguíneo ou da quantidade e capacidade funcional das plaquetas. Este teste é usado em pacientes com histórias pessoais ou familiares de desordem de sangramente, e é útil também para rastreamento pré operatório , juntamente com a contagem de plaquetas.
Coleta: Colocar o esfingomanômetro no braço a 40 mmhg , desinfetar com éter a face do antebraço e após 2 minutos fazer uma pequena incisão com o TRIPLETT ( descartável) no antebraço. Absorver a primeira gota com papel filtro sem tocar o bordo da lesão e disparar o cronômetro. Enxugar o sangramento com o papel filtro sem tocar no bordo da lesão a cada minuto. Parar o cronômetro quando não houver mais sangramento e anotar o tempo.