Material: fezes

Preparo:  * Crianças menores de dois anos não necessitam fazer dieta, salvo se o médico solicitante assim o prescrever.
OBSERVAÇÃO: Durante os dias de dieta não é permitido o uso de medicamentos, bebidas alcoólicas ou gasosas (refrigerantes, água com gás, etc.). A suspensão do uso de medicamentos somente deve ser feito através de orientação médica.
**DIETA
*PELA MANHÃ E LANCHE DA TARDE:
– 1 copo de leite (com ou sem café) e açúcar;
– algumas fatias de pão torrado com manteiga.
*ALMOÇO
– 1 ovo quente ou cozido;
– 1 bife de carne tenra e magra, mal passada na grelha ou chapa.
– À vontade: arroz, purê de batatas, caldo de feijão ou feijão bem amassado.
o 1 banana e 1 fatia de queijo fresco ou requeijão.
*JANTAR
A mesma dieta do almoço mais uma sopa de macarrão (pobre em gorduras) com cenouras cozidas e bem picadas
Obs.: Se o paciente sofrer de constipação intestinal talvez seja necessário prolongar os dias de regime para 5 ou 6, de acordo com a orientação médica.

Interpretação:

Estudo das Funções Digestivas.

O estudo da Prova Coprológica Funcional das fezes visa o estudo das funções digestivas, abrangendo provas de digestibilidade macro e microscópica, exame químico e outras provas, cujos resultados permitem estabelecer determinadas Síndromes Coprológicas. A principal função do trato alimentar é garantir ao organismo o suprimento de água, eletrólitos e nutrientes; o alimento deve ser conduzido ao longo do tubo digestivo a uma velocidade apropriada para que as funções digestivas e absortivas se realizem.
O estudo também compreende a pesquisa de leucócitos, fungos, ovos de helmintos, cistos de protozoários, larvas, resíduos alimentares, pH, desvios da flora bacteriana e outras reações químicas.

Interferentes:
Fezes envelhecidas, mal conservadas ou cujos resíduos não correspondem ao do regime prescrito. Contaminação com urina ou com água do vaso sanitário.
Regime diferente do preconizado.
Ingestão de alimentos não especificados.

Coleta:  *Após a dieta, coletar no recipiente uma quantidade amostral da primeira evacuação, obtida no 4º dia.
*A quantidade mínima para a realização do exame é: Adultos e crianças com mais de 2 anos: 20g de fezes (correspondem ao volume de 2 colheres de sopa); Crianças até 2 anos: 22g de fezes (correspondem ao volume de 2 colheres de sopa bem cheias).
*Para crianças que utilizam fraldas, o material pode ser coletado em mais de uma evacuação, pelo período de 48 horas, se mantido sob refrigeração e encaminhado para o laboratório.
Obs.: Se o paciente sofrer de constipação intestinal talvez seja necessário prolongar os dias de regime para 5 ou 6, de acordo com a orientação médica.