Material: Bloco de parafina.
Preparo: *Enviar o cabelo sem corantes ou contaminantes.
*Se o cabelo for tingido, coletar a amostra após um mês da última coloração, escolhendo as partes que não estão pintadas.
*Se o cabelo possui permanente ou alisamento, espere um período, para que seja coletado partes em que não haja a presença dos produtos utilizados nestas técnicas.
Interpretação: O sobre cruzamento de DNA de cadeia dupla por agente alquilantes é inibido pela proteína de reparação do DNA celular metil transferase de DNA-O6-metilguanine (MGMT). Quando o promotor do gene MGMT é metilado ocorre um silêncio transcricional desta proteína reparadora. Quando uma célula tumoral é tratada com agente alquilantes, os sobre cruzamentos não são eliminados de maneira eficiente, o que leva a morte das células tumorais e produz um efeito de toxicidade do fármaco. Os Gliomas com um promotor MGMT não metilado não apresentam inativação transcricional de MGMT, o que resulta em uma resistência ao tratamento e a uma redução da toxicidade de algumas drogas antitumorais.
Coleta: Cabelo Sem corantes ou contaminantes (tinturas ou produtos de permanente ou alisamento).
*Pessoas com cabelos longos:
1. Separar parte do cabelo, na horizontal, na parte de trás da cabeça, próximo ao pescoço.
2. Corte, com tesoura, em quantidade suficiente para análise (mínimo 1,0g) direto da base, o mais próximo possível da raiz.
3. Colocar o cabelo dentro de um frasco estéril identificar com as informações do paciente, embalar em embalagem de amostras especiais e lacrar bem.
*Pessoas com cabelos curtos:
1. Corte, com tesoura, os fios de cabelo mais próximos ao pescoço (nuca) e em quantidade suficiente para análise (no mínimo 1,0 g).
2. Colocar o cabelo dentro de um frasco estéril identificar com as informações do paciente, embalar em embalagem de amostras especiais e lacrar bem.