Com certeza você já realizou um hemograma completo. Ele é um exame bastante comum e rotineiro nos consultórios médicos, independentemente da idade. Mas você sabe para que serve este exame comumente presente na lista de recomendações do seu clínico geral?
O Vital Lab preparou este conteúdo para explicar o que é um hemograma completo e resumir, com alguns exemplos, o que é contemplado pelo exame. Saiba a importância do exame e como ele ajuda a manter a saúde em dia.
Hemograma completo: o que é e qual a finalidade deste exame?
Assim como já comentado anteriormente, o hemograma completo é o exame mais comum solicitado pelos médicos. É a partir dele que os glóbulos vermelhos (hemácias e eritrócitos), os glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas (trombócitos) são estudados.
A coleta é bastante simples. Trata-se da inserção de uma agulha na veia pela qual o sangue é transportado para os famosos tubos de tampa colorida, que você já deve conhecer! E, apesar da “picada” ser considerada dolorosa e dividir opiniões, o resto do procedimento é indolor.
O exame então se inicia a partir da coleta. Os tubos com o sangue coletado, são então colocados em máquinas automatizadas, cuja função é voltada para cálculos e análises dos parâmetros em menos de um minuto. Então, caso os resultados apontem para alguma anomalia, os técnicos do laboratório responsáveis pela análise mais detalhada do sangue realizam o esfregaço de sangue, análise minuciosa através do microscópio.
Hemograma completo: conheça os tipos de células analisados no exame
Assim como em qualquer exame, o hemograma completo também possui suas especificidades. Isso ocorre, pois a análise se concentra em três tipos de células principais presentes no sangue:
- Células vermelhas: são as células constituídas por hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio no sangue.
- Células brancas: também conhecidas como leucócitos ou, o mais popular, glóbulos brancos, as células brancas fazem parte do sistema de defesa do corpo. São elas que agem no combate de infecções e cada conjunto de células tem a sua função no corpo humano.
- Plaquetas: são células responsáveis pelo processo de cicatrização do corpo. Sua principal função está ligada aos processos de coagulação e respostas fisiológicas do corpo para controle de sangramentos e hemorragias.
Quais são os principais testes presentes no hemograma completo?
Agora que você sabe o que é um hemograma completo e algumas das principais finalidades do exame. Que tal saber quais análises clínicas são contempladas dentro deste exame? Um hemograma completo engloba os seguintes parâmetros médicos:
Hemoglobina (Hb)
É calculado para medição da quantidade desta proteína, responsável pela oxigenação do sangue, em determinado volume de sangue.
Hematócrito (HT)
O hematócrito é um exame que mede a porcentagem de hemácias no sangue, também chamadas de glóbulos vermelhos, sendo considerado normal entre 40 a 50% no homem e 35 a 45% na mulher.
Volume corpuscular médio (VCM)
O volume corpuscular ou globular médio indica o tamanho médio das hemácias. A análise desse parâmetro deve ser feita em conjunto a outras análises do hemograma. ↓ Em caso de diminuição do VCM, pode haver um quadro de anemia por deficiência de ferro ou de origem genética, por exemplo.
Hemoglobina corpuscular média (HCM)
A hemoglobina corpuscular ou globular médica é um parâmetro que indica a concentração total de hemoglobina por meio da análise do tamanho e coloração das hemácias.
Concentração de hemoglobina celular (CHCM)
A concentração de hemoglobina celular, ou concentração de hemoglobina corpuscular média, está presente na base de cálculo do hemograma completo, para acompanhamento da taxa de concentração dos glóbulos vermelhos no sangue.
Contagem de glóbulos vermelhos (RBC)
Quando o assunto é a contagem de glóbulos vermelhos, a taxa é utilizada para que a quantidade de hemácias por volume de sangue consiga ser estimada. Fazendo assim, parte do cálculo geral presente no hemograma completo.
Amplitude de distribuição dos eritrócitos (RDW)
Seu o objetivo é a medição do tamanho das hemácias e o percentual de variabilidade de seus tamanhos, a taxa da amplitude de distribuição dos eritrócitos é a responsável por fornecer este tipo de cálculo.
Contagem de glóbulos brancos (leucócitos)
Esta é uma taxa bastante solicitada em casos de pacientes que passaram por um período delicado, seja por serem acometidos por alguma doença ou infecção, ou por passarem por algum tratamento. A contagem de glóbulos brancos irá determinar a qualidade da defesa do organismo, calculando quantos glóbulos brancos existem por volume de sangue.
Contagem diferencial de glóbulos brancos
Parecida com a anterior, a contagem diferencial de glóbulos brancos é utilizada para uma visão mais detalhada que possibilite estimar alguns percentuais que abrangem os diferentes tipos de leucócitos (glóbulos brancos) do organismo.
Contagem de plaquetas (trombócitos)
É muito usado para diagnosticar distúrbios como anemia, doenças autoimunes e leucemia. O risco de hemorragia aumenta quando a contagem de plaquetas está abaixo do valor mínimo normal.
É importante ter em mente que, caso seja encontrada alguma suspeita de alteração sanguínea específica, seu médico poderá entrar com uma solicitação de novos exames, para avaliar melhor alguns resultados.
Como se preparar para um hemograma completo?
É comum que o pedido para que um hemograma completo, seja feito pelo seu médico a partir da constatação e acompanhamento de alguns sintomas, como:
- Sensação de fraqueza e cansaço constantes, sem razão aparente;
- Sangramento anormal partindo de qualquer região do corpo, inclusive no fluxo menstrual. Caso se note presença de sangue na urina, fezes, pele, nariz e boca, o exame é imprescindível;
- Suspeita de infecção ou para acompanhamento do estado de saúde após tratamento de uma doença passada;
- Surgimento de manchas roxas de tamanho anormal ou em muitos lugares diferentes.
Mas algumas recomendações de hemograma completo surgem a partir de uma consulta de rotina, tendo como principal objetivo manter a listagem de exames de rotina atualizada.
Por esse motivo, nossa equipe trouxe um resumo de como se preparar para o dia do seu exame!
De forma geral, a coleta de sangue para um hemograma completo deve ser feita seguindo jejum – e isso não é por acaso! Os valores de referência presentes nos exames de sangue foram estabelecidos tendo como base pacientes que estavam em jejum, então isso é um pré-requisito para resultados compatíveis com a realidade.
Sendo assim, a recomendação básica dos médicos é o jejum mínimo de 8 horas, podendo apenas ingerir água. Vale ressaltar que as recomendações, inclusive a de horas de jejum, podem ser diferentes a depender da idade e dos motivos que levaram a solicitação do hemograma completo.
Saiba quais são as doenças que podem ser identificadas através do hemograma completo
É comum ouvir histórias de algumas pessoas que descobriram uma doença ou carência do organismo a partir do hemograma completo. E isso não é por acaso! Algumas condições de saúde são silenciosas e, por esse motivo, assintomáticas, sendo possível sua identificação apenas por meio de exames.
O hemograma completo é recomendado para pacientes visivelmente saudáveis, ou que não apresentam sintomas. Ele geralmente faz parte de uma bateria comum de exames, sendo realizado anualmente, nos check-ups de rotina.
Mas afinal, quais doenças e condições podem ser detectadas através da coleta sanguínea e análise clínica através deste exame? Confira:
Anemias
Alguns tipos de anemia, como a anemia falciforme, anemia por ausência ou insuficiência de ácido fólico (comum em gestantes), ou insuficiência de vitamina B12 e a mais comum a anemia ferropriva (geralmente por uma alimentação carente em ferro), podem ser diagnosticadas pelo hemograma completo.
Infecções Bacterianas e Virais
Por meio de um hemograma completo também é possível identificar focos de infecções bacterianas. Um dos exemplos mais comuns está relacionado a pneumonia.
Fazem parte das infecções virais a gripe, dengue, catapora, entre outras doenças causadas por um vírus transmissor. Por meio de uma análise sanguínea detalhada, é possível detectar a presença destas infecções e seguir para um diagnóstico.
Infecções
Com o hemograma, é possível identificar se a infecção é bacteriana, onde há o aumento no número de leucócitos, mais especificamente dos Neutrófilos, ou se a infecção provém de um vírus, nesse caso o aumento será dos Linfócitos, o que ajudará na conduta médica sobre o tratamento proposto.
Infecções por Parasitas
As infecções parasitárias estão relacionadas ao aumento de alguns glóbulos brancos. O exemplo mais comum de infeção por parasitas se dá no intestino: a infecção intestinal.
Alergias
É através deste exame sanguíneo também, que é possível identificar se o paciente possui algumas alergias e a possibilidade de asma, sinalizando ao médico a necessidade de realizar exames complementares para concluir o diagnóstico. Neste caso, a análise também se baseia na elevação nos níveis de glóbulos brancos.
Leucemia – Câncer do Sangue
A leucemia é identificada a partir de um grande acúmulo de leucócitos com aspecto maduro no sangue. Por esse motivo, é importante manter os exames sempre em dia e o hemograma completo irá oferecer um diagnóstico precoce fundamental para início de um tratamento com maiores chances de sucesso.
Trombose
A trombose ocorre quando um coágulo sanguíneo se forma, bloqueando uma ou mais veias nas coxas e pernas. Através do hemograma é possível se identificar um possível foco desta doença através do número elevado de plaquetas, um indicativo de possível formação de coágulos a partir do aglomerado de plaquetas de que há coagulação sanguínea.
Onde realizar um hemograma completo?
Com o Vital Lab você garante que a sua saúde esteja sempre em dia, e o melhor: sem sair de casa. Através da opção de coleta domiciliar, o Vital Lab vai até você! Além disso, conte com a comodidade de ter o resultado do exame online.
Agende já o seu hemograma completo e avance na prevenção de doenças! E aproveite a isenção de taxa para a região ABCDMRPRGS, Suzano, Capital até 25 Km da Sé.
É importante lembrar, que quanto mais cedo você identificar alguma doença e/ou infecção, melhores são as chances de tratamento. Conheça os convênios atendidos e conte com o Vital Lab para manter sua saúde em dia.