Material: sangue total c/ Heparina
Método: *Procecimento realizado somente em hospital
Interpretação:
A análise dos gases sanguíneos possibilita ao clínico a interpretação ácido*base metabólica e a avaliação da capacidade do sistema respitratório em satisfazer as exigencias metabólicas do organismo. As alterações do pH sanguíneo produzem estados de acidose ou alcalose, que são por sua vez resultado de situações respiratórias ou metabólicas diversas.
A amostra venosa não é indicada para a avaliação respiratória, sendo preferível sempre a gasometria arterial.
Indicações: A gasometria arterial é indicada na avaliação do equilíbrio ácido*básico metabólico e respiratório.
Interpretação clínica:
Gasometria arterial:
Alcalose metabólica: pH > 7,45, HCO3* > 27. Acidose metabóloica: pH < 7,35, HCO3* < 23. Acidose respiratória aguda: pCO2 > 45 mmHg, pH < 7,35. Alcalose respiratória aguda: pCO2 < 35, pH > 7,45. Uma diferença de bases persistentemente elevada, geralmente, indica acidose metabólica, mesmo se HCO3* e pH estão normais. Nesse caso, pensar em distúrbio ácido*base mixto (presença de acidose metabólica e alcalose metabólica associados).
O pH define a presença e a magnitude dos distúrbios ácidos*básicos, e a pCO2 auxilia na diferenciação entre as etiologias metabólicas e respiratórias, além de avaliar a adequação da ventilação. Medida enquanto o paciente respira ar ambiente, a pO2 constitui um índice sensível de doença pulmonar.
Fatores interferentes: hiperventilação causada pelo temor induzido pelo procedimento; a heparina é ácida, o que pode teoricamente influenciar o pH, pCO2 e pO2 se a quantidade de sangue coletada for pequena; leucocitose e hiperplaquetemia reduzem o pO2; se a análise não é realizada de imediato o metabolismo dos elementos celulares não consuma e reduza a pO2; o resfriamento aumenta o pH e a saturação de oxigênio e reduz a pO2; em pacientes sedados, o halotano aumenta o pO2 pois o eletrodo de detecção também responde à medicação.
Sugestão de leitura complementar:
American Association for Respiratory Care. AARC clinical practice guideline. Blood gas analysis and hemoximetry: 2001 revision and update. Respir Care 2001;46:498*505
DuBose Jr TD. Metabolic Alkalosis. In: Greenberg A. Primer on Kidney Diseases, 4th ed. National Kidney Foundation. Elsevier Saunders, Philadelphia, 2005
Coleta: Punção arterial. Coletar sangue total em seringa heparinizada. Enviar material na própria seringa, vedar a ponta da agulha com tampa de borracha. Realizar exame até uma hora após a coleta. Não é possível realizar este exame vindo de Labex.