Material: soro
Método: Jejum não necessário.
Interpretação:
O ferro é componente essencial da hemoglobina e desempenha funções no metabolismo como transporte e armazenamento de oxigênio, nas reações de liberação de energia na cadeia de transporte de elétrons, na conversão de ribose a desoxirribose e como cofator de reações enzimáticas, entre outras. Após a absorção intestinal é transportado pela transferrina; a maior quantidade encontra*se ligada à hemoglobina e uma menor parte distribui*se em outras proteínas e enzimas e na forma de depósito como ferritina e hemossiderina.
Indicações: O ferro, geralmente, é solicitado quando da observação de hemoglobina baixa. Também é usado na monitoração do tratamento de reposição com ferro.
Interpretação clínica: A dosagem isolada do ferro tem valor limitado. Sua sensibilidade e especificidade para o diagnóstico de anemia aumentam se utilizado com outros exames, como a determinação da capacidade total de ligação do ferro, saturação da transferrina e dosagem da ferritina. A interpretação deve ser cuidadosa, devido aos fatores que influenciam na dosagem.
Sugestão de leitura complementar:
Sanseviero MT, Mazza GA, Pullano MN, et al. Iron deficiency anemia in newly diagnosed celiac disease in children. Minerva Pediatr. 2016; 68(1):1*4.
El*Halabi MM, Green MS, Jones C, Salyers WJ Jr. Under*diagnosing and under*treating iron deficiency in hospitalized patients with gastrointestinal bleeding. World J Gastrointest Pharmacol Ther 2016; ;7(1):139*44.
Coleta:
Hemólise e lipemia atuam como interferentes;
Coletar amostra em tubo gel;
A separação do soro deve ser imediata;
Realizar a centrifugação em 3.200 RPM por 12 min;
Encaminhar amostra sob refrigeração, de 2ºC a 8ºC.