Material: sangue EDTA EXT

Método

* Não é necessário jejum.

* É recomendado o envio do Pedido Médico, Questionário com a história clínica do paciente e, caso a tenha, cópia do estudo molecular familiar no qual tenha sido detectada a mutação.

* Sessão de downloads site Alvaro: Questionário Testes Genéticos e Termo de Consentimento Testes Genéticos.

Interpretação

Doença de herança recessiva ligada ao cromossomo X, resultante de alterações no gene DMD localizado no braço curto do cromossomo X, na região Xp21, que codifica a proteina distrofina, essencial para a manutenção da membrana da célula muscular.

Indicações: Detecção de deleção ou duplicação dos exons do gene DMD que codifica a distrofina; O diagnóstico pré*natal é possível para famílias em que o diagnóstico foi confirmado por teste molecular.

Interpretação clínica: Cerca de dois terços das mutações são grandes delecções de um ou vários exons no gene da distrofina. Outras mutações incluem grandes duplicações e pequenos rearranjos, dos quais 39,8% são mutações nonsense. Cerca de 24% são mutações de novo. O exame permite o diagnóstico em mais de 90% dos casos.

Sugestão de leitura complementar:

Beggs AH, Kunkel LM. Improved diagnosis of Duchenne/Becker muscular dystrophy. J Clin Invest1990; 85: 613*9.

Tuffery*Giraud S, Beroud C, Leturcq F, Yaou RB, Hamroun D, Michel*Calemard L, Moizard M*P, Bernard R, Cossee M, Boisseau P, Blayau M, Creveaux I, et al. Genotype*phenotype analysis in 2,405 patients with a dystrophinopathy using the UMD*DMD database: a model of nationwide knowledgebase. Hum Mutat 2009; 30: 934*45.

Coleta: * Coletar 1 tubo de Sangue total*EDTA.
* Encaminhar em acondicionamento refrigerado, sem contato direto com o gelox