Material: soro

Método: Jejum não necessário.

Interpretação

Exame que detecta o antígeno NS1, proteína presente durante a fase inicial da infecção pelo vírus da dengue. Para consolidar o diagnóstico nos primeiros dias da doença, tem*se a alternativa da pesquisa do Antígeno NS1, que é uma proteína presente, durante a fase inicial da infecção, em altas concentrações no soro de pacientes infectados com o vírus da Dengue, podendo ser detectado do primeiro ao sétimo dia após o aparecimento dos sintomas.
Indicação: Diagnóstico precoce do dengue, nos primeiros dias de infecção, uma vez que as imunoglobulinas IgM só começam a positivar após 5 a 6 dias.
Interpretação clínica: São detectados entre o primeiro e sétimo dias após o aparecimento dos sintomas. Apresente sensibilidade dntre 60 e 65% e especificidade de 80 a 100%.

Sugestão de leitura complementar:

Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Diretoria Técnica de Gestão. Dengue: diagnóstico e manejo clínico * adulto e criança / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Diretoria Técnica de Gestão. * 4. ed. * Brasília : Ministério da Saúde, 2011. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/dengue_diagnostico_manejo_adulto_crianca_3ed.pdf . Consulta em 24 de maio de 2015.

Coleta

Orientações de coleta:

1 * Coletar amostra em tubo gel;
2 * Aguardar 30 min para retração do coagulo;
3 * Realizar a centrifugação em 3.200 RPM por 12 min;
4 * Encaminhar amostra sob refrigeração, de 2ºC a 8ºC.