Material: soro congelado
Preparo: Jejum não necessário.
Interpretação: Avaliação da atividade do complemento em quadros formadores de imunocomplexos circulantes onde ocorre um consumo dos componentes do complemento.
O sistema do complemento compreende 11 proteínas separadas que reagem em uma seqüência específica com complexos antígeno * anticorpo. Quando o anticorpo se liga ao antígeno forma*se uma estrutura chamada imunocomplexo. O resultado é um aumento da permeabilidade vascular, atração dos leucócitos polimorfonucleares e alterações nas membranas celulares que conduz para a lise e morte celular.
O CH50 ou atividade do complemento (ELISA) reflete a interação seqüencial de todos os componentes da via clássica, mais a porção comum da cascata com a via alternativa. O sucesso terapêutico em doenças autoimunes é traduzido por níveis crescentes de CH50. Níveis decrescentes são associados a insucessos terapêuticos e podem ser indicadores de mau prognóstico (especialmente em glomerulonefrites autoimunes).
Valores aumentados: leucemia, doença de Hodgkin, sarcoma, numerosas patologias que cursam com reações inflamatórias como resposta de fase aguda.
Valores diminuídos: glomerulonefrites crônicas, artrite reumatóide, anemia hemolítica, lupus eritematoso sistêmico, glomerulonefrites agudas.
Coleta: Coletar amostra em tubo gel;
* Aguardar 30 min para retração do coagulo;
* Realizar a centrifugação em 3.200 RPM por 12 min;
* Aliquotar soro para o tubo de transporte;
* Congelar a amostra imediatamente;
* Encaminhar amostra sob congelamento, de *8° a *30 ° C.