O teste de gravidez beta HCG é a escolha popular das mulheres para conferir se estão grávidas ou não. Mas o que exatamente é esse teste? Como verificar os resultados de forma eficiente? Ele é realmente confiável?
Por conta dessas várias dúvidas que ainda existem sobre o beta HCG, o Vital Lab preparou este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre este exame para se manter tranquila na hora de fazê-lo. Confira a seguir!
O que é o teste de gravidez beta HCG?
Para começo de conversa, por que não começar aprendendo um pouco mais sobre o que é o beta HCG?
Se trata de um exame utilizado para detectar a presença do hormônio gonadotrofina coriônica humana (o beta HCG) no organismo de uma mulher. Esse hormônio é produzido durante a gravidez e seu nível aumenta consideravelmente logo após a fecundação.
Resumidamente, ele é um exame de sangue que mede os níveis desse hormônio específico no sangue. Esse hormônio é produzido pelo corpo durante a gestação, principalmente pelas células que formam a placenta e tem um papel importante na manutenção da gravidez.
Beta HCG: como funciona esse teste?
O exame de Beta HCG é comumente utilizado como teste de gravidez para detectar a presença do hormônio no sangue da mulher. Quando uma mulher está grávida, os níveis de Beta HCG começam a aumentar rapidamente nas primeiras semanas de gestação.
Portanto, o exame de sangue pode confirmar a gravidez em seus estágios iniciais, mesmo antes do atraso menstrual.
O exame de Beta HCG é geralmente realizado por meio de uma coleta de sangue venoso, que é enviada para análise em laboratório. Os resultados do exame são expressos em unidades internacionais por litro (UI/L) e podem variar de acordo com a idade gestacional ou a presença de certas condições médicas.
É importante ressaltar que a interpretação dos resultados do exame de Beta HCG deve ser feita por um profissional de saúde qualificado, que considerará o contexto clínico e outros exames para chegar a um diagnóstico adequado.
Para isso você pode sempre contar com o Vital Lab para exames de acompanhamento pré-natal. Além disso, em estágios mais avançados de gravidez, o Vital Lab oferece a opção do exame de Sexagem Fetal, para identificar de forma efetiva o sexo de seu bebê ainda no começo da gravidez, que pode ser agendado facilmente em nosso site!
Agora que você entende um pouco mais sobre como o teste de gravidez beta HCG funciona, vamos explorar no próximo tópico quando se deve optar por este teste.
Quando realizar o teste de gravidez beta HCG?
O teste de gravidez beta HCG (gonadotrofina coriônica humana) pode ser realizado para detectar a gravidez a partir de aproximadamente 10 a 11 dias após a concepção, ou seja, cerca de 25 a 26 dias após o primeiro dia da última menstruação (considerando um ciclo menstrual regular de 28 dias).
No geral, um dia de atraso menstrual já é o suficiente para realizar o teste e obter o resultado de forma efetiva. Mas não se precipite! O recomendado é esperar um pouco mais de tempo para que o teste seja livre de falhas.
Além disso, é importante notar que a precisão do teste aumenta com o tempo de gravidez. Se realizado muito cedo, pode haver um risco maior de resultado falso negativo, pois a concentração do hormônio HCG ainda pode ser muito baixa para ser detectada pelo exame.
Se a suspeita de que está grávida continuar, mesmo que o teste beta HCG tenha dado negativo, é recomendável repetir o teste alguns dias depois ou procurar aconselhamento médico.
Caso tenha dúvidas ou preocupações sobre sua situação específica, é sempre melhor consultar um profissional de saúde para orientações adequadas.
Quais tipos de teste beta HCG você pode escolher?
Existem vários tipos de testes de gravidez no mercado, podendo dificultar na escolha de qual deles usar. Mas não se preocupe, o Vital Lab separou alguns dos principais tipos de teste de gravidez beta HCG disponíveis. Confira!
Testes de urina
Estes são os mais comuns e fáceis de usar. Basta urinar em uma fita teste e aguardar alguns minutos para ver se aparece uma linha ou um sinal de positivo.
Testes de sangue
Esses testes são realizados no laboratório do Vital Lab, sendo mais precisos que os testes de urina. Eles agem detectando o hormônio beta HCG no seu sangue e podem fornecer resultados mais precisos.
Além desses, também são comuns os testes digitais e os testes sensíveis. Entretanto, o grau de eficácia desses testes é inferior ao do beta HCG.
Sendo assim, a melhor escolha continua sendo o exame de sangue beta HCG do Vital Lab. Agora, vamos continuar com nossa jornada para descobrir tudo o que você precisa saber sobre esse teste. Vamos lá!
Esse teste de gravidez é confiável?
O teste de sangue beta HCG é geralmente muito confiável quando realizado corretamente em laboratórios clínicos credenciados. No Vital Lab você garante um exame seguro e eficiente para monitorar a sua gravidez.
Ele é considerado um dos métodos mais precisos para detectar a gravidez em seus estágios iniciais, pois mede diretamente os níveis do hormônio no sangue.
Os níveis podem variar ao longo da gravidez e conforme a idade gestacional. Abaixo estão alguns valores de referência geralmente considerados para o teste de sangue beta HCG:
- Antes da gravidez: normalmente, os níveis de Beta HCG são muito baixos ou indetectáveis no sangue de mulheres não grávidas.
- 1ª semana de gravidez: os níveis podem variar de cerca de 5 a 50 mUI/mL.
- 2ª semana de gravidez: os níveis do hormônio geralmente dobram aproximadamente a cada 48 a 72 horas. Podendo variar entre 50 a 500 mUI/mL.
- 3ª semana de gravidez: podem sofrer variação de cerca de 100 a 5.000 mUI/mL.
- 4ª a 5ª semana de gravidez: os números variam entre cerca de 1.000 a 50.000 mUI/mL.
- 6ª a 8ª semana de gravidez: os níveis de beta HCG podem variar de cerca de 10.000 a 100.000 mUI/mL.
- 9ª a 12ª semana de gravidez: nessa etapa gestacional, os níveis do hormônio podem chegar a mais de 200.000 mUI/mL, mas começam a diminuir após a 12ª semana.
É importante notar que esses valores de referência são apenas guias gerais e podem variar entre laboratórios e indivíduos.
Cada gravidez é única, e a interpretação dos resultados do Beta HCG deve ser feita por um profissional de saúde qualificado, que considerará o contexto clínico, a data da última menstruação, o histórico médico da paciente e outros fatores para fazer um diagnóstico preciso!
Além de detectar a gravidez, o exame de Beta HCG também pode ser utilizado para outros fins clínicos, como será mencionado mais adiante neste conteúdo. Para isso, conte com o Vital Lab e garanta a assertividade do seu teste de gravidez.
O que fazer após obter os resultados do Teste de Gravidez beta HCG?
Após obter os resultados do Teste de Gravidez Beta HCG, muitas mulheres podem ficar em dúvida sobre o próximo passo, sem saber exatamente o que fazer a seguir. Afinal, descobrir que está grávida (ou não) é uma informação importante e que pode trazer uma mistura de emoções.
Por isso separamos algumas dicas de como proceder para tornar o momento após o teste mais tranquilo para você, independentemente de o resultado ser positivo ou não.
Se mantenha tranquila
A primeira coisa a se fazer após obter os resultados é manter a tranquilidade. Se o resultado do teste for positivo, pense em como irá lidar com isso e busque apoio de pessoas confiáveis.
Mas se o resultado for negativo, não se desespere. Lembre-se de que existem muitas razões pelas quais a menstruação pode atrasar, e nem sempre é sinal de gravidez. Por isso é recomendável ir ao médico regularmente para estar sempre atualizada sobre sua saúde.
Independentemente do resultado, é importante marcar uma consulta com seu médico obstetra. Ele será capaz de avaliar sua situação individualmente e orientá-la da melhor forma possível.
Em caso positivo, marque uma consulta e inicie o pré-natal
Caso o teste tenha dado positivo, o médico poderá solicitar alguns exames complementares para confirmar a gravidez e verificar a saúde do feto. Já se o teste der negativo e você ainda estiver com a menstruação atrasada, o médico poderá investigar outras possíveis causas para o atraso.
Outro ponto a se considerar caso o resultado seja positivo é aderir à alimentação balanceada, a prática regular de atividades físicas adequadas para gestantes, evitando o consumo de álcool, cigarro e drogas. Também é importante começar a tomar ácido fólico, mesmo antes de engravidar, para garantir uma boa saúde do bebê, mas sempre com orientação médica.
Curiosidades sobre o exame beta HCG que talvez você não saiba
Você sabia que além do uso para testes de gravidez, esse exame também é empregado em outras situações clínicas, tais como:
- Avaliação de gravidez ectópica: níveis de beta HCG fora do padrão podem indicar uma gravidez ectópica, na qual o embrião se implanta fora do útero.
- Monitoramento de gestações de alto risco: nestes casos o exame pode ser solicitado para acompanhar a evolução dos níveis desse hormônio e garantir a progressão adequada da gravidez.
- Avaliação de abortos espontâneos: em casos de suspeita de aborto espontâneo, a medição dos níveis do hormônio pode ajudar a confirmar a gravidez em declínio.
- Diagnóstico e acompanhamento de tumores trofoblásticos gestacionais: cânceres raros que se desenvolvem a partir de células da placenta.
Conte com o Vital Lab para realizar os seus principais exames
Então, agora que você sabe tudo sobre o teste de gravidez beta HCG, guarde a informação e lembre-se de seguir as instruções do teste e ler atentamente os resultados.
Independentemente do resultado, lembre-se de que a saúde é fundamental. Continue cuidando de si mesma, fazendo exames regulares e buscando orientação médica quando necessário.
Para isso, conte com o Vital Lab! Desde 2004 nossa equipe atua oferecendo o melhor em medicina diagnóstica com exames de A a Z disponíveis para independentemente da sua necessidade. Agende já seus exames do pré-natal em nosso site e cuide de sua saúde com o Vital Lab!