Material: Bloco de parafina

Preparo: *Bloco de parafina do tecido tumoral.
*É recomendado o envio da cópia do Pedido Médico, Questionário com a história clínica do paciente e, caso a tenha, cópia do estudo molecular familiar no qual tenha sido detectada a mutação.
Sessão de downloads site Alvaro: REQ02115 – Questionário para testes FISH.

Interpretação:

O gene BCL6 localiza-se no braço longo do cromossomo 3 (3q27), atua como um repressor da transcrição e tem importante papel regulatório na função e desenvolvimento das células linfóides. As translocações envolvendo este gene estão entre as alterações cromossômicas mais frequentes nos linfomas não-Hodgkin’s de células B. Rearranjos envolvendo este gene tem sido observado em 20-40% dos Linfomas Difusos de Grandes Células B a em cerca de 5-15% dos Linfomas foliculares.

Sugestão de leitura complementar:
Cuneo A e Huret JL. (2000). Rearranjos 3q27 no linfoma não Hodgkin; T (3; Var) (q27; Var) no linfoma não Hodgkin. Atlas Genet Cytogenet Oncol Haematol. Http://atlasgeneticsoncology.org/Genes/BCL6ID20.html
Abramson JS et ai. (2005). Avanços na biologia e terapia do linfoma difuso de grandes células B: avançando para uma abordagem molecularmente direcionada. Sangue. 106 (4): 1164.

Coleta: *Bloco de parafina do tecido tumoral.