Material: soro congelado EXT
Preparo: Jejum não necessário.
Interpretação: O pênfigo inclui um grupo de doenças dermatológicas autoimunes, muitas vezes fatais. O pênfigo vulgar e suas variantes podem também apresentar lesões nas mucosas orais, sendo essas lesões bolhosas, estão relacionadas à perda de adesão celular resultado da produção de anticorpos dirigdos contra estruturas proteicas, particularmente a desmogleína 1 no pênfigo foliáceo e a desmogleína 3 e/ou 1 no pênfigo vulgar. O diagnóstico de pênfigo depende da correlação clínica com estudos anátomo*patológicos para a correta caracterização das lesões e também através da detecção dos anticorpos contra DSG 1 e DSG 3.
Indicação:Teste de triagem para pacientes com suspeita de doenças autoimunes incluindo pênfigo, bem como auxílio no monitoramento da resposta ao tratamento específico traduzida a melhora clínica pela diminuição dos títulos.
Interpretação clínica:Tem sido descrita boa correlação entre atividade de doença com os resultados de Anti DSG 1 e DSG 3Dsg1. Em muitos pacientes com formas mais superficiais de doença como o pênfigo foliáceo têm sido detectados anticorpos contra DSG1, já nas formas mais profundas como o Pênfigo Vulgar têm sido observados anticorpos contra DSG 3, mas também menos frequentemente anticorpos contra DSG 1, ou seja, embora a presença de anticorpos esteja associada à doença, ela não é específica para o tipo de pênfigo, e, por outro lado resultados ausentes também não a descarta.
Coleta: Coletar 1 tubo de sangue total em tubo soro*gel, centrifugar e encaminhar 1 mL de soro congelado.