Material: Soro
Preparo: Jejum não necessário.
Interpretação:
A identificação de auto*anticorpos contra antígenos potencialmente implicados na patogênese do diabetes tipo I tem sido utilizada em seu estudo preditivo. Vários anticorpos são utilizados, entre eles o anti células beta ou anti ilhota (ICA* Islet Cell Antibody). Este foi o primeiro anticorpo relacionado ao diabetes tipo 1 auto*imune e encontra*se presente isoladamente ou em associação com os outros anticorpos na maioria destes pacientes.
Indicações: Sua principal indicação é em confirmação diagnóstica do diabetes mellitus auto*imune, sobretudo de início tardio ou LADA (diabetes autoimune latente do adulto, predição do desenvolvimento de diabetes em parentes de primeiro grau de pacientes diabéticos do tipo 1,hiperglicemia transitória da infância e diagnóstico de recorrência de insulite auto*imune em diabéticos transplantados pancreáticos e monitoração durante o curso de imunoterapia.
Interpretação clínica: pode já estar presente antes do diagnóstico e é positivo em cerca de 75 a 85% dos pacientes com diabetes tipo 1 auto imune recém diagnosticados, tendendo a desaparecer após 2 a 3 anos de duração da doença. Na população geral a positividade do ICA varia de 1 a 3%. A associação deste com os demais anticorpos marcadores de diabetes dos três eleva a 95% o risco de desenvolvimento da doença em cinco anos.
Sugestão de leitura complementar:
Bingley PJ. Clinical applications of diabetes antibody testing. J Clin endocrinol Metab 2010; 95: 25*33.
Christie MR, Roll U, Payton MA, Hatfield EC, Ziegler AG.Validity of screening for individuals at risk for type 1 diabetes by combined analysis of antibodies to recombinant proteins. Diabetes care 1997; 20:965*70
Coleta: 1 * Coletar amostra em tubo gel;
2 * Aguardar 30 min para retração do coagulo;
3 * Realizar a centrifugação em 3.200 RPM por 12 min;
4 * Encaminhar amostra sob refrigeração, de 2ºC a 8ºC.