Material: Soro
Preparo: Jejum não necessário.
Interpretação:
Sua principal indicação é na avaliação do uso da tireoglobulina na monitoração do câncer diferenciado da tireóide, já que estes anticorpos interferem na dosagem podendo levar a resultados falsamente diminuídos. Têm prevalência de 10% na população geral e de cerca de 25 a 35%% nos pacientes com carcinoma diferenciado da tireóide. Após a tireoidectomia, seus valores diminuem progressivamente, com negativação após dois a quatro anos. No diagnóstico de doença autoimune da tireóide tem menor valor, uma vez que a maioria dos pacientes têm antiperoxidase tireoidiana (ATPO) positivo. Somente 5% de pessoas com doença tireoidiana autoimune têm ATG positivo com ATPO negativo.
Indicações: Associado à dosagem de tireoglobulina, na monitorização do Ca diferenciado de tireóide
Interpretação clínica: Como não se sabe exatamente que níveis significarão interferência na dosagem da tireoglobulina em determinado paciente, qualquer valor positivo deve ser considerado como possível interferente. Ainda na monitoração do Ca de tireóide, aventa-se a possibilidade de que, em paciente tratado e com Ac antiTG negativado, a sua elevação durante a monitorização do paciente já seria um indicativo de presença de tecido tireoidiano, podendo indicar recidiva ou metástases.
Sugestão de leitura complementar:
Feldt-Rasmussen U, Rasmussen AK. Autoimmunity in differentiated thyroid cancer: significance and related clinical problemas. Hormones 2010; 9 (2): 109-17
Krahn J, Dembinski T. Thyroglobulin and anti-thyroglobulin assays in thyroid câncer monitoring. J Clin Biochem 2009; 42: 416-9
Coleta: Coletar amostra em tubo gel;Aguardar 30 min para retração do coagulo;Realizar a centrifugação em 3.200 RPM por 12 min; Encaminhar amostra sob refrigeração, de 2ºC a 8ºC.