Quando o assunto são exames laboratoriais, é comum observar um certo incômodo vindo de algumas pessoas ou até mesmo uma certa relutância a fazê-los no intervalo previsto de tempo.
E isso ocorre por uma série de fatores como fobia de agulhas, ausência de tempo para procurar o médico, ou ainda, por pensar que ir ao médico regularmente é dispensável.
Por esse motivo a Vital Lab preparou esse conteúdo que reúne informações sobre exames laboratoriais, como se preparar da melhor forma para eles e quais são os benefícios que podem ser observados em quem efetua exames regularmente.
Exames laboratoriais: o que são?
Chamam-se laboratoriais, a categoria de exames existentes na medicina diagnóstica. Ou seja, é através dos exames laboratoriais que se torna possível a identificação de doenças ou condições de saúde assintomáticas, por exemplo.
Qual a importância dos exames laboratoriais para a saúde?
Existem uma série de doenças e alterações no sangue e no organismo que podem ser detectadas por exames laboratoriais, sendo eles os de sangue, os de urina ou os de fezes. Mas a questão é, você sabe qual a verdadeira importância de manter exames como estes na sua rotina?
O Vital Lab apresenta alguns pontos importantes de controle que podem ser mantidos através de um bom acompanhamento com seu clínico geral. Além disso, você também ficará por dentro de como esses exames fazem parte não só do diagnóstico, mas funcionam como uma ferramenta de acompanhamento de variações comuns do corpo, como no caso dos hormônios.
Confira abaixo alguns controles que podem ser mantidos por exames laboratoriais:
Equilíbrio geral do organismo
Os exames laboratoriais são uma forma de acompanhar como anda o equilíbrio do seu organismo e quais são os órgãos que demandam uma atenção especial. Por exemplo, caso sua família tenha uma incidência recorrente de diabéticos, é natural que o seu médico peça para que os exames relacionados a essa patologia tenham intervalos mais curtos de tempo.
Da mesma forma que, ao estar em uma idade mais avançada, é comum que os exames laboratoriais se tornem mais corriqueiros. Isso porque, ao atingir certa idade, a ocorrência de algumas doenças é mais escancaradamente observada. Tanto nesse exemplo, como no outro, o que ocorre é que os exames diagnósticos se tornam ferramentas de mapeamento.
Ou seja, não se trata de diagnosticar doenças apenas, mas da prevenção, para que essas doenças não sejam desenvolvidas. Assim, alguém com um risco genético de desenvolver um nível alto de colesterol no sangue, tem maiores chances de obter tratamento antes que efetivamente isso se torne um problema.
Controle Hormonal
Além do diagnóstico e acompanhamento de algumas possíveis doenças que podem ser encontradas nesses exames, também é possível o auxílio no controle hormonal. Ou seja, os exames laboratoriais não são apenas boas formas de se diagnosticar pontos de atenção na saúde, eles também são responsáveis pelo controle hormonal.
Sendo assim, períodos como o da puberdade, gravidez e menopausa, onde ocorrem maiores variações hormonais, podem ser melhor monitorados por meio dos resultados desses exames. Dessa forma, é possível avaliar se disfunções hormonais estão ocorrendo, em qual intensidade e constância.
A partir dos resultados, o médico responsável pela solicitação irá analisar se há necessidade de iniciar um tratamento ou não.
Diagnóstico de doenças graves
Através dos exames, um importante marco foi alcançado: a prevenção de doenças, entre elas uma que já foi muito fatal: a AIDS, do vírus HIV. Entretanto, além dos diagnósticos de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), também é possível diagnosticar:
● Hepatite C;
● Problemas de próstata (incluindo o câncer de próstata);
● Distúrbio de tireóide;
● Lúpus;
● Entre outros.
Isso reforça a importância de fazer exames laboratoriais regularmente. Apenas dez minutos cedidos do seu tempo são o suficiente para fazer o exame e auxiliar na prevenção ou diagnóstico precoce de doenças graves.
Monitoramento dos níveis de vitamina no sangue
Por vezes, é possível que você apresente alguns sinais em seu corpo que não necessariamente signifique que você esteja doente. Nesse caso, fazer alguns dos exames básicos (sangue, urina e fezes) é primordial antes de qualquer coisa, pois é através deles que as deficiências de vitaminas são localizadas no organismo.
Isso mesmo: deficiência de vitaminas. Alguns dos sinais que podem indicar esta carência no organismo são: cansaço, compulsão alimentar, dores pelo corpo, perda de ânimo, entre outras coisas.
O ponto positivo é o de que as reposições de vitaminas são geralmente feitas por complementos alimentares ou remédios controlados previamente pelo médico responsável. Entretanto, toda medida tomada a partir do resultado de exames laboratoriais deve partir de um médico ou, nesse caso, de um nutricionista.
Acompanhamento de cirurgias e tratamentos
Nos tópicos abordados anteriormente, foi possível entender consideravelmente sobre o exame como ferramenta utilizada para pré-diagnóstico. Agora, nesse tópico, será possível entender como funcionam os exames enquanto aplicados em processos pós-operatórios ou recorrentes, no caso dos tratamentos.
Após um período sensível para o corpo, o acompanhamento através da análise por exames laboratoriais é essencial para o monitoramento de como o organismo está se recuperando no pós-cirúrgico.
Outro ponto, é em relação aos tratamentos. Os exames servem como uma forma de auxiliar no tratamento de doenças crônicas como a tireoide, por exemplo. Por meio da constância de exames efetuados, pode-se monitorar os níveis hormonais responsáveis pelo aumento da tireoide.
Principais tipos de exames laboratoriais
Não é difícil identificar quais são os exames laboratoriais mais comuns existentes na medicina atualmente. Isso porque todo mundo já foi submetido a uma série de exames após uma consulta de rotina.
Entretanto, é bom lembrar de que não necessariamente precisa ter um motivo para que o médico solicite o exame. Normalmente o pedido pode partir de uma dúvida do próprio paciente em relação à saúde, o que é bastante comum.
Abaixo, você confere um pouco mais sobre os principais tipos de exames laboratoriais!
Exame de Sangue
Para relembrar sobre os exames laboratoriais, confira quais são os tipos mais comuns presentes dentro do exame de sangue:
Hemograma
Possibilita analisar as principais células do sangue. São elas:
● Hemácias (glóbulos vermelhos): para diagnóstico de anemia;
● Leucócitos: por meio deles é feito o diagnóstico de infecções e/ou alergias diversas;
● Plaquetas: avalia propensão a sangramentos, em casos de pós-operatórios, ou à formação de trombos.
Colesterol
A seção de colesterol, observada nos exames de sangue, é responsável por monitorar o nível de gorduras no sangue. Em sua composição existem as somas de:
● HDL, o colesterol bom;
● LDL, o colesterol ruim que por vezes está ligado a obstrução de veias;
● VLDL, também ruim, está ligado ao aumento do risco de doenças cardíacas;
● Triglicerídeos, um constituinte do VLDL.
Ureia e creatinina
Essencial para uma boa visualização da qualidade de seus rins, a seção do exame que diz respeito a ureia e creatinina permite estimar a quantidade de sangue que está sendo filtrada pelos rins a cada minuto. Sendo assim, estes dados são importantes para determinar se o paciente tem insuficiência renal ou se há um risco futuro desta deficiência se desenvolver.
Taxa de açúcar no sangue (glicemia de jejum)
Nos exames laboratoriais a taxa glicêmica é utilizada no diagnóstico ou como forma de controle da diabete. Para isso, o médico considera uma série de categorias e de limites que devem ser respeitados para cada taxa.
Eletrólitos
A taxa de eletrólitos dentro do exame de sangue é responsável por medir as doses de sódio, potássio, cálcio e fósforo séricos no sangue, que devem estar em níveis normais. Porém, episódios frequentes de vômitos e diarreia, o uso constante de determinados medicamentos e intoxicações recentes podem alterar o nível de eletrólitos.
TSH e T4 livre
Responsáveis por analisar o funcionamento da tireoide, os resultados do TSH e T4 livre, podem indicar hipertireoidismo e hipotireoidismo.
Ácido Úrico
Avalia como as proteínas são processadas no organismo. Em caso de alta concentração de proteína na urina, o risco de doenças cardiovasculares e/ou a possibilidade de cálculo renal é analisado.
Existem outras categorias de exames que podem ser solicitadas em meio aos seus exames laboratoriais, porém as categorias anteriores são as mais comuns.
Exame de Urina
O exame de urina mais básico é o exame laboratorial que avalia a urina tipo I. Esse exame age através da avaliação de algumas características da urina como cor, pH e densidade, assim como também expressa junto ao de sangue o nível de proteínas, glicose, hemácias, leucócitos e bactérias. Dessa forma, é possível observar se há alguma alteração no funcionamento dos rins ou algum quadro infeccioso, por exemplo.
Outro tipo de exame é a urocultura, que age não só na identificação de infecções, como também identifica o tipo de bactéria causadora daquela infecção.
Exame de Fezes
Esse tipo de exame é comumente utilizado para identificar possíveis doenças nos órgãos digestivos ou na região retal. Entretanto, através do exame de fezes também é possível ter um certo conhecimento sobre possíveis intolerâncias que o indivíduo possui ou alergias alimentares. Esse estudo é efetuado tendo como parâmetro o nível de acidez presente na amostra do exame
Saiba como fazer o exame de forma mais tranquila
Cada laboratório irá recomendar uma quantidade de horas específicas de jejum, mas não se preocupe, pois esse será informado previamente. Durante o jejum só é permitido ingerir água, que não irá interferir no resultado dos exames.
Pensando na dificuldade que algumas pessoas enfrentam na hora de fazer exames, a Vital Lab separou este tópico especificamente para te tranquilizar, reforçando a importância de dormir bem no dia anterior, por exemplo.
Isso porque alguns problemas, como “a veia fugir” na hora do exame de sangue ou “o intestino travar” ao precisar realizar exame de fezes, são resultados da ansiedade pré-exame.
Por esse motivo, a dica importante é: foque a sua atenção em coisas produtivas de que goste. Um exemplo de atividade produtiva que auxilia na diminuição da ansiedade, e ao passo que faz com que suas veias estejam mais dilatadas, é a prática de atividade física.
Caso more próximo do local de exame, opte por ir caminhando até o local, mantendo-se distraído com as paisagens e pessoas que cruzarem seu caminho. Caso o percurso seja mais demorado, busque fazer alguns alongamentos antes de sair de casa ou na noite anterior, isso fará com que você esteja muito mais disposto e tranquilo no dia seguinte.
Além disso, a Vital Lab fornece mais de 3 mil tipos de exames laboratoriais junto ao serviço de coleta domiciliar, que atende todas as idades e atende não só residencialmente, como em escritórios, caso seja necessário. Com a Vital Lab você cuida da sua saúde de forma prática. Entre em contato conosco e solicite um orçamento e agende os seus exames laboratoriais!