Você já deve ter ouvido falar sobre a doença autoimune. Mas, será que sabe de fato o que isso significa?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as doenças autoimunes não levam nomes complexos ou são condições raras. Na verdade, elas são bem comuns. O lúpus e o diabete tipo I, são exemplos bem conhecidos deste tipo de doença.
Mas, como as doenças autoimunes surgem? Existe tratamento para elas? Como é realizado o tratamento? Todas essas respostas você irá encontrar neste conteúdo!
Continue a leitura para saber mais.
O que é uma doença autoimune?
A doença autoimune, na verdade, é um grupo de doenças diferentes que têm uma origem em comum: o sistema imunológico passa a produzir anticorpos que agem contra o próprio organismo.
Por diversas razões, o nosso corpo começa a confundir as suas proteínas com agentes invasores e começa a atacá-los. Sendo assim, podemos dizer que a doença autoimune é a classificação de um conjunto de doenças causadas pelo mau funcionamento do nosso sistema imunológico, que passa a atacar células, tecidos e órgãos.
De acordo com o NEDAI – Núcleo de Estudos de Doenças Autoimunes, o grupo de doenças autoimunes atinge 3 vezes mais as mulheres do que os homens. Sendo 1 das 10 das principais causas da morte de mulheres com menos de 65 anos.
A gravidade da doença autoimune vai depender dos órgãos que estão sendo afetados. Alguns pacientes conseguem levar uma vida normal, como é o caso de quem tem tireóide de Hashimoto, por exemplo. A doença atinge e fica restrita apenas a glândula tireoide, que apesar de ser um órgão importante, não é vital.
Outros casos podem ser mais graves quando o sistema imunológico ataca órgãos ou tecidos vitais, como os pulmões, coração, sistema nervoso central e vasos sanguíneos.
O que é sistema imunológico?
O sistema imunológico é o responsável por defender e proteger nosso organismo contra doenças, reagindo ao ataque de vírus, bactérias e outros agentes infecciosos. Ele é extremamento complexo e leva um tempo até se entender como ele funciona.
Mas vamos te explicar de forma breve! O sistema imunológico é formado pelas células conhecidas como glóbulos brancos, leucócitos ou células brancas. Dentro delas, existem outras células que agem como agentes bloqueadores e eliminadores dos agentes invasores. Elas são chamadas de macrófagos, linfócitos e neutrófilos.
Das três, os linfócitos são fundamentais. Isso porque eles são os principais produtores de anticorpos para o nosso organismo. A função dos anticorpos é avisar ao organismo que existem agentes e substâncias ofensivas, agindo para destruí-las.
Com base neste aviso, inúmeras células são ativadas para eliminar esse agente invasor. No caso da doença autoimune, o sistema imunológico não consegue perceber o que de fato é do organismo e o que vem de fora, criando mecanismos de defesa que afetam o corpo e seu funcionamento.
Quais as categorias das doenças autoimunes?
Dentro do grupo de doenças autoimunes, existem duas categorias principais:
- Doenças sistêmicas: é o caso da esclerose lateral amiotrófica ou doença celíaca. Neste caso, o sistema imunológico não afeta um órgão específico, mas pode afetar vários.
- Síndromes locais: são as mais comuns e, neste caso, atacam regiões específicas. Por isso, as doenças são muito variadas e podem ter caráter hematológico, dermatológico ou endócrino, como a tireoide.
O que causa a doença autoimune?
A verdade é que não existe uma explicação pré-determinada para as causas de uma doença autoimune. Mas, existem alguns fatores que podem contribuir para que elas surjam. Entre os principais, podemos citar:
- Agentes externos com estrutura semelhantes às do organismo: ao tentar se defender dos agentes externos, o sistema imunológico pode, se querer atacar os agentes internos, que se pareçam de alguma forma com os invasores;
- Estresse: pessoas que possuem algum tipo de distúrbio relacionado ao estresse, aumentam em 36% as chances de desenvolver condições autoimunes;
- Genética: ter histórico familiar de pessoas com doença autoimune pode aumentar as chances de desenvolver alguma doença;
- Mau funcionamento de células tipo B: essas células são uma espécie de glóbulo branco, responsável por produzir anticorpos para o organismo. Mas, em alguns casos, as células do tipo B podem trabalhar de forma errada e produzir anticorpos que atacam as próprias células.
- Questões ambientais: fatores externos como a exposição a radiação, ambientes contaminados, entre outros, podem causar alteração nas células e desencadear em uma doença autoimune;
- Substâncias e agentes desconhecidos pelo sistema imunológico: existem algumas substâncias do nosso corpo que ficam restritas a determinadas áreas, mas que podem se espalhar devido a um trauma, por exemplo, e com isso desencadear uma reação autoimune.
Vale ressaltar que não existe um padrão. As doenças autoimunes podem ter causas variadas e só um diagnóstico médico, baseado em exames e estudo do paciente, pode indicar a origem.
Quais os sintomas? E como diagnosticar a doença autoimune?
Como a doença autoimune é um grupo grande de doenças, não é possível determinar quais são os sintomas que ela apresenta. Mesmo que em alguns casos os sintomas como cansaço, desânimo, mal-estar e emagrecimento estejam presente na maioria das doenças, não é o suficiente para chegar a um diagnóstico.
Os quadros clínicos de cada doença autoimune variam muito. Isso porque elas atacam partes específicas do corpo e, por isso, apresentam sintomas próprios, que precisam ser tratados com especialistas diferentes. Ou seja, a única semelhança entre elas é que possuem origem autoimune.
Por isso, o diagnóstico é tão importante! No caso das doenças autoimunes, ele é geralmente realizado com base no quadro clínico do paciente e na pesquisa de autoanticorpos no sangue, que podem ser identificados no exame FAN – Fator Antinuclear.
Importante ressaltar que o exame pode dar positivo para várias doenças autoimunes, mas não para todas elas.
Existe tratamento para uma doença autoimune?
Sim, apesar de não existir cura para as doenças autoimunes, elas podem ser controladas e tratadas. O tratamento em si, vai depender da doença que o paciente tem.
Eles podem ser os mais variados, desde os mais simples com medicação anti-inflamatória não hormonais, corticóides, medicamentos injetáveis, até terapias intensivas para diminuir as dores e sintomas.
O tratamento adequado deve ser recomendado e indicado pelo médico especialista na doença. No caso das doenças autoimunes, as especialidades mais comuns são os dermatologistas, reumatologistas, hematologistas, entre outros.
Quais as doenças autoimunes mais conhecidas?
No total, existem mais de 100 doenças autoimunes ao redor do mundo, cada uma com suas características e tratamentos. Abaixo, separamos uma lista com as principais e mais comuns. Confira!
Artrite reumatoide: é uma doença crônica que afeta as articulações do corpo, principalmente as das mãos e pés.
Anemia hemolítica: acontece quando os autoanticorpos produzidos pelo organismo destroem os glóbulos vermelhos ao confundi-los com substâncias suspeitas. Ela pode ser uma doença leve, quase sem sinais ou, então, mais agressiva, causando dores no corpo.
Diabete tipo 1: muito conhecida no Brasil, a diabete tipo 1 é uma doença crônica em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma quantidade de insulina.
Doença celíaca: é uma reação imunológica ao glúten. Apresenta sintomas apenas quando alimentos como trigo, centeio e cevada são ingeridos.
Doença de Crohn: se trata de uma infecção viral ou bacteriana, que faz com que o sistema imunológico ataque o trato digestivo e, como consequência, provoque seu mau funcionamento e desencadeia uma inflamação crônica nos intestinos.
Esclerose múltipla: é uma das doenças autoimunes consideradas raras. Nela, o sistema imunológico ataca a cobertura protetora dos nervos.
Lúpus: é uma doença autoimune inflamatória, ela é causada quando o sistema imunológico ataca os tecidos do organismo.
Psoríase: é uma doença crônica, causada pela reprodução acelerada das células da pele, causando descamação, inflamação e espessamento da pele.
Síndrome de Sjögren: apesar de não ser muito conhecida, essa doença autoimune se caracteriza pelos olhos e bocas seca. Geralmente, ela não acontece sozinha, na maioria das vezes está acompanhada do lúpus ou artrite reumatoide.
Tireoidite de Hashimoto: é uma doença que afeta a glândula tireoide, maior responsável pelo metabolismo do organismo.
Existem muitas outras doenças nesta categoria e você pode conferir a lista completa de doenças autoimunes aqui.
Você não precisa sair de casa para realizar seus exames!
Agora que você já sabe o que é doença autoimune, quais as principais enfermidades que se encaixam nessa categoria e como elas podem ser diagnosticadas, que tal agendar seus exames no Vital Lab?
Contamos com uma rede de quatro laboratórios espalhados no Grande ABC e Capital, todos com equipes técnicas e especializadas, treinadas para oferecer o melhor atendimento!
São diversas opções de exames que você pode realizar! E o melhor, não precisa sair de casa para realizá-los, basta contar com a nossa coleta domiciliar. Assim, você garante seus exames em dia e no conforto da sua casa ou trabalho.
Quer saber mais? Entre em contato e saiba como o Vital Lab facilita a sua rotina!