Você realizou um exame e o resultado foi TSH elevado? Não se preocupe, vamos te explicar o que isso significa!
É fato que nosso corpo conta com glândulas que produzem diariamente inúmeros hormônios e substâncias, fundamentais para o funcionamento do nosso organismo. Uma das principais glândulas é a tireoide, e é a alteração nela que indica ou não o TSH elevado.
Quer entender mais? Então continue lendo!
Antes de mais nada, o que é a tireoide?
A tireoide é uma glândula fundamental para o funcionamento do organismo humano. Ela fica na parte anterior do pescoço, em formato de borboleta. Ela é a responsável por produzir os hormônios T3 ou tri-iodotironina e o T4, tiroxina. Eles, por sua vez, agem em nosso corpo desde o momento da gestação até o fim da vida.
E apesar de poder atingir pessoas de qualquer faixa etária ou gênero, alguns grupos são mais suscetíveis, são eles:
- Idosos;
- Mulheres;
- Pessoas com histórico familiar.
Esses hormônios regulam quase todas as funções do corpo humano, incluindo o humor, peso, batimentos cardíacos e fluxo intestinal. Ou seja, são fundamentais para a manutenção da saúde e bem-estar.
Com isso em mente, podemos seguir ao tema principal: o TSH elevado. Vamos lá!
O que é TSH?
O TSH, conhecido como hormônio estimulante da tireoide ou tirotrofina, é um hormônio que induz as atividades da tireóide para produzir outros dois hormônios, o T3 e o T4, responsáveis pelo metabolismo.
Ele é produzido pela hipófise, uma glândula localizada no cérebro, e ao induzir as ações da tireóide, produz os hormônios em quantidades que são necessárias para que o organismo funcione corretamente.
É por isso que o TSH está relacionado com as seguintes condições:
- Tiroidite de Hashimoto ou tireoidite autoimune: uma doença autoimune causada pela inflamação da tireoide;
- Hipertireoidismo: uma doença endócrina causada pelo excesso de produção de hormônios na tireoide;
- Hipotireoidismo: uma deficiência na produção dos hormônios T3 ou T4.
Todas elas só podem ser identificadas através de exames solicitados pelo seu médico.
O que é TSH alto?
O TSH elevado, ou com valores acima de 5,60 UI/ml, revela um funcionamento desregulado da glândula hipófise e, também, uma insuficiência na produção dos hormônios T3 e T4.
Ou seja, o TSH elevado é um indicativo de que a tireóide está produzindo baixa quantidade de hormônios. Neste caso, pode indicar o aparecimento do hipotireoidismo, uma das doenças mais comuns ligadas à glândula.
Importante dizer que o hipotireoidismo é uma patologia bem comum. No Brasil, ela afeta 1 a cada 10 pessoas, a maioria do público é formado por mulheres com mais de 45 anos. Além disso, outro dado importante é de uma pesquisa da Hipotireoidismo em Foco, que mostrou que cerca de 4,7 milhões brasileiros não sabem que possuem a doença, sendo 25% daqueles que sabem, não fazem nenhum tipo de tratamento.
A insuficiência na produção dos hormônios T3 e T4 pode causar queda de cabelo, pele seca, sonolência, fadiga, falta de energia, aumento de peso, dores musculares, perda de memória, esquecimento e dificuldade de concentração, por exemplo.
O que é TSH baixo?
Ao contrário do que acontece com o TSH elevado, em que existe baixa produção dos hormônios, no TSH baixo a produção do T3 e T4 se eleva. Exatamente. Isso significa que a hipófise diminui a secreção do TSH reduzindo os seus níveis.
Neste caso, o resultado do exame pode indicar o hipertireoidismo. A patologia faz com que a pessoa tenha seu metabolismo acelerado, por isso, é comum sentirem excesso de calor, ter perda de peso, fácil irritabilidade e aumento da transpiração.
Exame de TSH e T4 livre
São os dois exames mais solicitados pelos médicos. Eles ajudam a identificar a quantidade dos hormônios que estão sendo produzidos pela glândula. No exame de TSH essa quantidade é analisada com base em uma amostra de sangue, e como citamos, quando o TSH apresenta valores elevados existe a possibilidade de hipotireoidismo.
O resultado é analisado considerando os seguintes valores de referência:
- Menor que 4,5 μUI/mL: indica que os níveis de TSH no sangue estão normais e existe baixa probabilidade de hipotireoidismo.
- Entre 4,5 e 10 μUI/mL: indica uma alteração no nível de TSH, podendo significar um caso de hipotireoidismo.
- Maior que 10 μUI/mL: sinaliza um nível alto de TSH no, apresentando grandes chances de hipotireoidismo.
Já o exame de T4 livre, por sua vez, analisa a quantidade deste hormônio específico presente no sangue. Quando apresenta resultado entre 0,9 e 1,8 ng/dL, indica que os níveis de produção estão normais.
Quando os valores apresentados são menores que a margem, significa que a tireoide não está produzindo a quantidade adequada para o corpo, indicando alguma doença tireoidiana.
TSH elevado: o que fazer?
Ao receber os resultados do seu exame e perceber a elevação do TSH, ou até mesmo valores abaixo do indicado, você deve buscar orientação médica.
Isso porque, apenas o resultado não é o suficiente para diagnosticar alguma patologia na tireoide e, apenas, um profissional pode realizar essa confirmação com base em outras análises e exames.
Por isso, não deixe de consultar seu médico! Ele irá identificar as condições de produção, níveis e quantidades dos hormônios antes de indicar o melhor tratamento. Não esqueça de manter hábitos saudáveis, praticar atividades físicas e realizar consultas regulares!
Isso é importante para manter as funções do organismo equilibradas e tornar o tratamento mais efetivo.
Quer cuidar melhor da sua saúde e bem-estar? Conte com os laboratórios Vital Lab! Conosco você pode realizar diversos tipos de exame, basta clicar aqui e agendar na sua unidade de preferência ou escolher a coleta domiciliar.
Se tiver alguma dúvida, fale conosco!