As análises clínicas são as maiores aliadas da medicina diagnóstica, isso você já sabe! Mas, você sabe de fato o que elas são e como funciona um laboratório para esse tipo de análise?
Então você está no lugar certo! Neste conteúdo vamos te explicar melhor tudo o que você precisa saber sobre esse serviço, além da sua importância. Vamos lá!
Antes de mais nada, o que são as análises clínicas?
Análises clínicas é o termo utilizado para designar um conjunto de exames que tem como objetivo, analisar o estado de saúde de uma pessoa. É muito comum que esses exames sejam solicitados nos check-ups, os famosos exames de rotina, mas também para investigar alguma suspeita médica.
Na análise clínica, os exames são divididos em diferentes setores. Cada um deles, trata, especificamente, de um diagnóstico. Confira abaixo quais são e suas características:
- Bioquímico: são os exames realizados para investigar o funcionamento dos processos metabólicos do corpo. Aqui são encontrados exames como glicose, função renal, função hepática, função cardíaca, colesterol, os eletrólitos, entre outros.
- Hematologia: é o setor que analisa as alterações relacionadas ao sangue, através do estudo dos glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas. Verifica-se também testes que analisa a capacidade de coagulação dos pacientes, auxiliando no diagnóstico de problemas como a hemofilia e outros sangramentos, além de ser uma importante ferramenta pré-operatória.
- Hormônio: é o setor que avalia a dosagem hormonal, sendo esse geralmente preventivo. Desequilíbrios e flutuações hormonais podem fazer você não se sentir muito bem. Quando há, no resultado dos testes, qualquer alteração nos hormônios, é possível detectar doenças ainda em estágios iniciais. Como resultado, fica mais fácil evitar complicações e ter sucesso no tratamento.
- Imunologia: é o setor que avalia nossa imunidade, são investigados doenças relacionadas as alterações na capacidade de defesa do organismo, causadas por antígenos que levam a infeções como a toxoplasmose, dengue, covid 19, hepatites e etc.
- Microbiologia: é o setor que pesquisa, isola e caracteriza os microrganismos provenientes de exames de urina, fezes, orofaringe e outras diferentes secreções, para diagnosticar doenças.
- Parasitologia: nessa área de análises clínicas são pesquisadas a presença de determinados microrganismos como os vermes e protozoários, que podem ser identificados por meio de exames como o parasitológico de fezes.
Viu só como os exames de análises clínicas vão muito além dos hemogramas? É por essa abrangência e flexibilidade nos diagnósticos que essas análises são tão importantes para o cuidado e bem-estar do organismo.
Quais os principais tipos de exames de análises clínicas?
De todos os exames realizados, o hemograma ainda é o que sai na frente nas guias médicas. Mas, ele não é o único! Abaixo separamos os principais e mais solicitados durante as consultas de rotina. Confira.
- Albumina: o exame serve para verificar o estado nutricional da proteína mais abundante no é plasma humano. Esse exame de análises clínicas ajuda no diagnóstico de doenças hepáticas e renais, por exemplo.
- Colesterol: é o exame realizado para analisar os níveis dos diferentes tipos de colesteróis presentes no organismo, sejam os considerados ruins (LDL e VLDL) ou o considerado bom (HDL).
- Creatinina e ureia: são substâncias presentes no sangue, sua alteração indicam possíveis doenças hepáticas ou renais. A avaliação da ureia em conjunto com a creatinina são denominadas de função renal.
- Fezes: é um exame parasitológico, realizado para identificar a presença de parasitas, microrganismos que podem causar sangramentos ou distúrbios gastrointestinais, por exemplo.
- Glicose: muito conhecido por pessoas que possuem diabetes, o exame é realizado para avaliar a quantidade de glicose presente no sangue. Ele é solicitado tanto para o diagnóstico, quanto para o controle e acompanhamento dessa doença.
- Hemograma: O hemograma completo também contribui para diagnosticar e classificar anemias. Por meio de equipamento automatizado e um controle de qualidade,sendo acompanhado da análise microscópica, ele avalia quantitativa e qualitativamente os elementos do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas).
- TSH e T4 Livre: são exames hormonais, realizados para investigar alterações no funcionamento da tireoide.
- Vitamina D: tem sido muito solicitado ultimamente, principalmente para pessoas que possuem baixa capacidade de absorção da vitamina ou que não são expostas o suficiente ao sol para absorver de forma natural e desta forma realizar a sua complementação.
Como funciona um laboratório de análises clínicas?
Como você pôde perceber até aqui, os laboratórios de exame de análises clínicas são locais em que são colhidos, pesquisados e analisados diferentes tipos de materiais biológicos. Sempre com o objetivo de verificar e investigar o estado de saúde de uma pessoa, chegando assim, a diagnósticos seguros e precisos.
É comum se perguntar como esses laboratórios funcionam e como fazem para chegar aos resultados finais. Nós temos a resposta!
A verdade é que as equipes, geralmente formadas por analistas e técnicos de análises clínicas, analisam cada uma das amostras conforme os setores e as causas a serem investigadas.
Essa análise é realizado através do material colhido, que pode ser tanto no laboratório quanto em hospitais, postos de coleta ou a domicílio. Após coletadas, as amostras são armazenadas e encaminhadas para o setor responsável (bioquímico, imunologia, hematologia, entre outros já destacados).
Por fim, são gerados os laudos diagnósticos com os resultados e liberados para que o paciente possa retirá-los no prazo informado.
Qual a função de um analista ou técnico de análises clínicas?
Ao contrário do que muita gente pensa, não são responsáveis apenas por analisar e liberar os laudos diagnósticos. Suas atribuições vão mais além, como:
- Análises microscópicas;
- Realizar testes;
- Preparar as amostras para análises;
- Operar, calibrar e cuidar dos equipamentos utilizados no laboratório;
- A própria coleta das amostras;
- Entre outras.
Por que as análises clínicas são importantes?
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre as análises clínicas, como são realizadas e quais os seus setores, ficou fácil entender sua importância, certo?
Afinal, os exames laboratoriais de análises clínicas são fundamentais para acompanhar a saúde e bem-estar dos pacientes, além de ser um dos recursos mais eficientes para chegar a um resultado preciso e seguro sobre as suspeitas médicas.
Isso acontece porque com eles é possível analisar de maneira minuciosa a condição de cada paciente, incluindo as patologias atuais e as que podem estar em desenvolvimento. A recomendação é que esses exames sejam realizados anualmente, assim, fica mais fácil diagnosticar e tratar doenças ou alterações no organismo ainda no início.
Onde realizar seus exames de análises clínicas?
Como você viu até aqui, os exames de análises clínicas são imprescindíveis para uma vida melhor e mais saudável, além de serem a melhor maneira de chegar a um diagnóstico mais preciso e seguro.
Por isso, conte com o Vital Lab na hora de realizar os seus exames!
Além de um laboratório completo, tecnologia de ponta e uma equipe técnica especializada, você conta com diversas unidades espalhadas pelo ABC Paulista e Grande São Paulo, tudo para que você cuide bem da sua saúde e de quem você ama!
Sem contar no serviço de coleta domiciliar e todas as facilidades que oferecemos. Clique aqui e confira nossos endereços e horários de atendimento e, claro, não deixe de agendar seu exame!