O exame PCR ganhou muita notoriedade com a pandemia da Covid-19 Muitas pessoas acreditam que ele só deve ser realizado quando existe a suspeita de ter sido acometido pelo coronavírus, mas isso não é verdade.
A realização do PCR é indicada em vários diagnósticos diferentes, sabia? Para te contar alguns detalhes sobre esse exame e a importância dele para a saúde, preparamos este conteúdo com informações completas para tirar todas as suas dúvidas. Vamos lá?
O que é o exame PCR?
PCR é a sigla para Polymerase Chain Reaction, que quando traduzida significa “Reação em Cadeia da Polimerase”. Ela é, na verdade, uma técnica desenvolvida, basicamente, para reproduzir cópias de um DNA.
A sua função do exame PCR é detectar o material genético presente em um agente patógeno, com base no DNA da pessoa. Geralmente, as amostras são colhidas pelo nariz ou garganta do paciente sendo processado por técnicas moleculares.
Com isso são produzidas algumas cópias do DNA presente nas amostras coletadas, assim o material genético do microrganismo, fica percebível e o diagnóstico é concluído, podendo resultar em positivo ou negativo.
O exame PCR muitas vezes é recomendado para identificar algumas infecções que acontecem por conta de vírus, como Ebola, H1N1, Zika e o mais recente, da Covid-19.
No caso da Covid-19 é utilizado o exame PCR do tipo RT, sigla para “Reverse Transcription”. Isso porque durante as etapas do teste é a transcriptase reserva que transforma o RNA do vírus, neste caso o coronavírus em DNA, para iniciar as reações em cadeia.
É importante ressaltar que este exame PCR não é o mesmo que o da Proteína C Reativa, e para te ajudar a não se confundir mais aqui vai uma definição sobre este outro tipo de exame: o exame de Proteína C Reativa analisa a concentração de uma proteína, com grande relação aos quadros inflamatórios ou infecciosos, presente no sangue. Neste caso, são coletadas amostras de sangue do paciente.
Para mais informações sobre ele, clique aqui e leia o artigo completo sobre o tema.
Passo a passo para o diagnóstico da Covid-19
Para você que tem dúvidas sobre como é feito o diagnóstico de um exame PCR, nós vamos te explicar! Olha só:
- A primeira coisa a ser feita é transformar o RNA do vírus em DNA:
Para isso, a enzima transcriptase reversa é a responsável por realizar a transformação do possível agente etimológico presente no organismo em um DNA complementar, ou cDNA.
- O segundo passo é ampliar o DNA complementar:
Neste processo são utilizadas fitas simples de DNA que são inseridas para amplificar o material genético.
- O terceiro passo é avaliar a presença do agente que está sendo pesquisado:
Neste momento são procurados sinais que demonstrem ou não a presença do vírus na amostra analisada.
- O quarto e último passo é confirmar ou descartar as suspeitas:
Através de uma sonda complementar é possível verificar as informações moleculares e sua relação com as informações do vírus, permitindo determinar a confirmação do PCR positivo, ou descartar, no caso do PCR negativo, as suspeitas.
Qual a importância da Técnica PCR?
O exame PCR é um aliado tão importante no diagnóstico que no ano de 1993 concedeu ao seu idealizador, Kary Mullis o Prêmio Nobel de Química.
A tecnologia PCR foi desenvolvida para facilitar a localização de uma parte específica do DNA para poder sintetizar algumas cópias deste material. Da sua criação até hoje em dia essa tecnologia foi sendo aprimorada e atualmente, o exame PCR pode ser usado para:
- Genotipagem: é um exame que estuda a diversidade genética presente em um genoma como, por exemplo, as mutações que estão presentes em um vírus;
- Ciência forense: sim, o exame PCR é muito importante para a ciência forense. Geralmente, nos locais de um crime existe baixa disponibilidade de material genético, por isso, o PCR tem a capacidade de multiplicar as moléculas de DNA encontradas e facilitar a investigação;
- Sexagem fetal: talvez você não soubesse disso, mas o exame PCR pode sim identificar o sexo do bebê antes da mãe realizar uma ultrassom. Aqui no Vital Lab realizamos este exame! Clique aqui e saiba mais.
Onde realizar o exame RT-PCR?
Se você busca um laboratório de confiança e excelência para realizar os seus exames de PCR, conte com o Vital Lab!
Aqui realizamos não só os testes de RT-PCR para Covid-19, como também:
- Anticorpos Totais Neutralizantes;
- Detecção Qualitativa do Antígeno;
- Detecção Qualitativa IGM e IGG;
- Sorologia Quantitativa Anticorpos Totais;
- Sorologia Quantitativa IGA e IGG, ou apenas IGG;
- Sorologia Quantitativa IMG e IGG.
Fora o testes específicos para Covid-19, o Vital Lab realiza inúmeros exames de análises clínicas, aplicação de vacinas e muitos mais serviços que contribuem ainda mais para o cuidado da sua saúde.
Seja medicina diagnóstica ou ocupacional, com coleta domiciliar ou não, conte sempre com o nosso laboratório!
Temos uma equipe altamente capacitada que garante a sua e a nossa segurança em todos os momentos. Garantimos resultados altamente confiáveis e no menor tempo possível.
Clique aqui e confira todos os nossos serviços. Para mais informações sobre o nosso laboratório entre em contato com a nossa equipe por este link aqui.