Material: soro
Método: Jejum não necessário.
Interpretação:
O antigeno E é produto da degradação do core que aparece durante a replicação viral. Sua presença associa*se a uma maior quantidade de vírus completo no sangue, à replicação viral ativa e a uma maior infectividade. Sem o aparecimento do anticorpo anti*HBe, sua persistência está associada à evolução para a cronicidade. Aparece logo no início da doença, quase que concomitante com o HBsAg e, em 70% dos casos, desaparece de três a quatro semanas antes dele. Foram descritos vírus da hepatite B, com mutações na região cromossômica denominada pré*core, que não produzem o HBeAg. Neste caso, a pesquisa HBeAg é negativa mesmo na presença de replicação viral ativa.
Indicações: Exame auxiliar no diagnóstico de hepatite pelo vírus B
Interpretação clínica: A positividade deste antígeno está associada alto grau de replicação e infectividade pelo vírus da hepatite B. Na evolução normal, surge o Anti*Hbe. Na cronificação, indica maior gravidade.
Sugestão de leitura complementar:
EASL International Consensus Conference on Hepatitis B. 13*14 September, 2002: Geneva, Switzerland. Consensus statement (short version). J Hepatol 2003; 38: 533*40.
Lok AS, Heathcote EJ, Hoofnagle JH. Management of hepatitis B: 2000*summary of a workshop. Gastroenterology 2001; 120: 1828*53.
Coleta: Encaminhar no minimo 1 ml de soro, sob refrigeração