Material: sangue total EDTA
Método: Entregar frasco para coleta
Interpretação:
A hemoglobina A2 é uma variante da hemoglobina que compreende de 2 a 3 por cento das hemoglobinas adultas na circulação. A Hb A2 é composta por cadeias a (alfa) e d (delta).
Indicação: É indicada na investigação de anemias microcíticas hipocrômicas, com reservas de ferro normais, em que o diagnóstico de talassemia se faz necessário.
Interpretação clínica: a partir dos seis meses de idade está presente no sangue normal em torno de 3% da Hb total. A sua concentração aumentada em beta*talassemia é uma ferramenta de diagnóstico clínico útil. Em beta*talassemia maior, onde há insuficiência de produção da cadeia beta, HbA2 age como o libertador predominante de oxigénio.
Valores aumentados: estigma beta talassêmico (heterozigoto para beta talassemia), talassemia maior, anemia megaloblástica.
Valores normais ou diminuídos: anemia microcítica ferropriva, delta e alfa talassemias, anemia sideroblástica, doença de HbH, eritroleucemia.
Sugestão de leitura complementar:
Perla Vicari, Maria Stella Figueiredo. Diagnóstico diferencial da deficiência de ferro. Rev. Bras. Hematol. Hemoter. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbhh/2010nahead/aop48010, consulta em 03 de unho de 2015.
Coleta:
Orientações de coleta:
1 * Jejum não necessário;
2 * Coletar amostra no tubo com EDTA;
3 * Encaminhar amostra sob refrigeração, de 2ºC a 8ºC.
4 * Evitar o contato direto com o gelo.