Material: soro
Método: Jejum não necessário. Anotar uso de medicamentos
Interpretação: Uso: determinação da condição estrogênica feminina; monitoramento do desenvolvimento folicular durante a indução ovulatória; avaliação da produção de estrogênio em homens.
O estradiol (estradiol*17B, E2) é o principal estrogênio bioativo produzido pelos ovários, embora seja produzido também pelos testículos e placenta. Sua determinação é realizada para determinar a condição estrogênica em mulheres, especialmente em casos de amenorréia (dosado em conjunto com o hCG), e como guia para monitoramento do desenvolvimento folicular durante a indução da ovulação. É também produzido nas adrenais, nos testículos e a partir da conversão periférica da testosterona.
Valores aumentados: tumores ovarianos, tumores feminilizantes adrenais, puberdade precoce, doença hepática e ginecomastia masculina.
Valores diminuídos: insuficiência ovariana (inicialmente seus níveis urinários e séricos diminuídos são acompanhados por altos níveis séricos de LH e FSH, em contraste com a situação encontrada em doença hipotalâmica ou pituitária), menopausa, síndrome de Turner, uso de contraceptivos orais e gravidez ectópica.
Sua avaliação clínica deve ser realizada com o conhecimento do período menstrual da data da coleta.
Coleta: Coletar amostra em tubo gel; Aguardar 30 min para retração do coagulo; Realizar a centrifugação em 3.200 RPM por 12 min; Encaminhar amostra sob refrigeração, de 2ºC a 8ºC.