Material: urina jato médio

Preparo: *Higiene prévia dever ser feita antes da coleta. Os órgãos genitais devem ser limpos com água e sabão neutro
*Realizado na primeira urina da manhã.

Interpretação:

É um exame utilizado como triagem da funções metabólicas do organismo, doenças renais, infecções urinárias, doenças sistêmicas e grau de hidratação, através da urina. Hoje, os métodos automatizados permitem uma avaliação padronizada dos elementos presentes na amostra examinada, por meio de leitores ópticos de tiras reagentes.

Indicações:
Avaliação da concentração química urinária.

Interpretação clínica:
Densidade: é definida pelo número e tamanho das partículas presentes. Os principais responsáveis são a uréia, os cloretos e os fosfatos. Glicose e contrastes radiológicos elevam de forma importante a densidade urinária.
Valores aumentados: restrição hídrica, desidratação, febre, sudorese excessiva, vômito, diarréia, diabetes mellitus (glicosúria), proteinúria, insuficiência cardíaca congestiva, uso de contrastes radiográficos, insuficiência adrenal, condições com aumento de ADH.
Valores diminuídos: estados de hiperhidratação, diurese, hipotermia, diminuição da capacidade renal de concentração, pielonefrite, glomerulonefrite, diabetes insipidus.
Resultados diferentes podem ocorrer dependendo do método utilizado (refratômetro, densitômetro, fita reativa).

Coleta: *Após a higienização prévia a coleta. (Os órgãos genitais devem ser limpos com água e sabão neutro)
*Coletar a primeira urina da manhã.
*A amostra pode ser encaminhada em frasco de coleta de urina se realizada no mesmo dia ou deve ser enviada em tubo cônico de plástico de 8 mL com conservante especial para o transporte.
*Encaminhar sob refrigeração