Material: liquor
Preparo: * Realizado em plasma PPT, líquor, urina e lavado broncoalveolar.
* Utilizar frasco estéril.
Interpretação:
A infecção por CMV é frequente e ocasionalmente severa em adultos e crianças com deficiência imune-celular congênita ou adquirida, como pacientes com Aids, cânceres (leucemias e linfomas) e transplantados, nos quais a infecção pode ser causada pela reativação do vírus latente ou por outros vírus exógenos. A disseminação do CMV no sangue ocorre durante a infecção ativa.
Sinônimos: PCR para CMV. Detecção de DNA qualitativo de CMV.
Indicações: Seguimento de pacientes imunossuprimidos e transplantados
Interpretação clínica: O ideal é que se utilize testes quantitativos para CMV, quando o resultado é positivo pois a maioria da população já foi infectada por CMV e o resultado qualitativo positivo pode ocorrer em indivíduos assintomáticos. A PCR qualitativa de CMV positiva no plasma correlaciona-se mais diretamente com doença.
Sugestão de leitura complementar:
Michael Boeckh and Guy Boivin. Quantitation of Cytomegalovirus: Methodologic Aspects and Clinical Applications.Clin. Microbiol. Rev. 1998 11: 533-554.
Quantitation of Cytomegalovirus: Methodologic Aspects and Clinical Applications. Disponível em http://cmr.asm.org/cgi/reprint/11/3/533.pdf, consulta em 15 de julho de 2015.
Coleta: * Coleta realizada em: plasma PPT, líquor, urina e lavado broncoalveolar.
* Enviar em frasco estéril.
* Encaminhar a amostra refrigerada