Material: plasma citratado EXT
Método: Jejum não necessário.
Interpretação: O PF4, Fator Plaquetário 4 ao formar o complexo heparina-PF4, pela exposição de novos epítopos na superfície da molécula, pode levar à formação de anticorpos IgG que, pela presença de receptores plaquetários próprios (FcRyIIa), se ligam à superfície da mesma, provocando sua ativação e liberação de micropartículas.
Indicação: Utilizado no diagnóstico laboratorial da Trombocitopenia Induzida pela Heparina em pacientes que desenvolvem trombocitopenia durante o uso de heparina.
Interpretação clínica: Cerca de 50% dos pacientes que desenvolvem anticorpos evoluem num período de 30 dias para trombose, necessitando da suspensão imediata da heparina e início de um anticoagulante alternativo.
Coleta:
* A proporção sangue/anticoagulante deve ser exatamente de 9:1 (9 partes de sangue para 1 de anticoagulante – citrato 3,2% tamponado);
– Homogeneizar a amostra por inversão suave de 5 a 8 vezes (a falha na homogeneização adequada do sangue em tubos com anticoagulante precipita a formação de microcoágulos).
* PROCESSAMENTO DA AMOSTRA:
– A amostra deve ser centrifugada imediatamente após coleta por 15 minutos a 3000 rpm;
– SEPARAR o plasma com cuidado para não misturá-lo com o sedimento.
– Volume mínimo para ser encaminhado é de 2,0 mL;
– Congelar o plasma imediatamente após a centrifugação;
– Manter a amostra congelada durante o armazenamento e transporte;