Material: plasma com EDTA
Método:
*Solicitar ao Alvaro o kit específico para coleta do gama-interferon (3 tubos):
Interpretação: Teste baseado na detecção de interferon gama liberado por células T quando expostas ao Mycobacterium tuberculosis (IGRA).
Sinônimos: IGRA, Quantiferon-TB
Indicação: O teste é recomendado no diagnóstico da tuberculose latente como alternativa ao PPD. O exame é realizado em amostra de sangue e requer apenas uma visita do paciente ao laboratório. Atualmente é o teste de primeira escolha em pacientes vacinados com BCG que podem apresentar reação falso positiva ao PPD.
Interpretação clínica: Assim como o PPD, o Quantiferon não faz diagnóstico de infecção por micobactéria, mas indica exposição ao agente. Tem maior sensibilidade e especificidade que o PPD.
Sugestão de leitura complementar:
Diel R, Goletti D, Ferrara G, et al. Interferon -gama Release Assays for the Diagnosis od Latent Mycobacterium tuberculosis infection: a Systematic Review and Meta-analysis. Eur Resp J 2011; 37:88-99.
Coleta:
* Coletado em kit específico para coleta do gama-interferon (3 tubos):
1. Coletar 1 ml de sangue no tubo NIL (tampa cinza), 1 ml de sangue no tubo TB (tampa vermelha) e coletar 1 ml no tubo Mitogen (tampa lilás). Agitar os tubos vigorosamente por 10 vezes de cima para baixo.
2. Incubar as amostras por 24 horas à 37ºC. Os tubos deverão ser encaminhados para a estufa em no máximo 2 h após a coleta e a estufa deve ser muito bem calibrada e não variar em ± 1ºC.
3. Centrifugar as amostra por 15 min. em 3.000 g e enviar as amostras nos tubos primário refrigerado.