Material: plasma PPT BD
Preparo: Jejum não necessário.
Interpretação:
A Febre Chikungunya é uma doença causada por um vírus do gênero Alphavirus transmitida por mosquitos do gênero Aedes. O Aedes aegypti e o Aedes albopictus são os principais vetores. A doença pode manifestar-se clinicamente de três formas: aguda, subaguda e crônica.
Na fase aguda os sintomas aparecem de forma brusca e compreendem febre alta, dores articulares (artralgia) (predominantemente nas extremidades e nas grandes articulações), cefaleia e dores musculares (mialgia). Também é frequente a ocorrência de exantema maculopapular. O período médio de incubação da doença é de três a sete dias (podendo variar de 1 a 12 dias). Os sintomas costumam persistir por 7 a 10 dias, mas a dor nas articulações pode durar meses ou anos e, em certos casos, converter-se em uma dor crônica incapacitante para algumas pessoas.
As infecções pelo vírus Chikungunia cursam com níveis de viremia elevados, que, geralmente duram de 4 a 7 dias, podendo se estender até 12 dias.
Indicação: Diagnóstico de febre Chikungunya, no início dos sintomas.
Interpretação clínica: O exame é capaz de detectar o RNA viral no estágio agudo da doença quando os anticorpos IgM ainda não são detectados. Costuma ser positivo por, no máximo, 5 a 7 dias após o início dos sintomas. Após este período é recomendável realizar a sorologia.
Sugestão de leitura complementar:
Angelini P, et al. Chikungunya epidemic outbreak in Emilia-Romagna (Italy) during
summer 2007. Parassitologia 2008; 50(1-2): 97-8.
Preparação e Resposta à Introdução do Vírus Chikungunya no Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/preparacao_resposta_virus_chikungunya_brasil.pdf, consulta em 02 de dezembro de 2016.
Coleta: Coletar 1 tubo de plasma PPT.
*Centrifugar e encaminhar refrigerado.