Material: soro

Preparo: Jejum não necessário.
Não realizado em crianças menores de 2 anos e pacientes recem transplantados.

Interpretação:

A medida da avidez baseia*se no grau de maturação dos anticorpos IgG no decurso da resposta humoral. Quanto mais avançado o grau de maturação tanto mais elevada é a proporção de anticorpos altamente ávidos. Avidez baixa da IgG é indicativa de infecção primária ao passo que avidez elevada é sugestiva de infecção pregressa.

Sinônimos: Avidez para citomegalovírus; CMV com avidez; IgG com avidez para Citomegalovírus.

Indicações: Diferenciação diagnóstica de infecção recente e passada por CMV.

Interpretação clínica: O teste de avidez de anticorpos permite estimar o periodo aproximado em que ocorreu a primo*infecção. Percentagem de avidez inferior a 30% sugere que a infeção é aguda e tenha ocorrido há menos de dois meses. Na reinfecção e reativação o teste não se aplica, pois, os anticorpos IgG podem apresentar diferentes afinidades. Percentagens maiores que 30% não permitem identificar o provável período em que a infecção ocorreu.

Sugestão de leitura complementar:
Harry E. Prince, Mary Lapé*Nixon. Role of Cytomegalovirus (CMV) IgG Avidity Testing in Diagnosing Primary CMV Infection during Pregnancy. Clin Vaccine Immunol 2014; 21(10): 1377*84.
Sheila C. Dollard, Stephanie A. S. Staras, Minal M. Amin, D. Scott Schmid, Michael J. Cannon. National Prevalence Estimates for Cytomegalovirus IgM and IgG Avidity and Association between High IgM Antibody Titer and Low IgG Avidity. Clin Vaccine Im

Coleta: Encaminhar no minimo 1 ml de soro, sob refrigeração