Material: plasma EDTA congelado EXT
Preparo: Jejum não necessário.
Interpretação: O FNA (Fator Natriuréteico Atrial) é um polipeptídeo formado nos miócitos atriais e armazenado em grânulos justanucleares, na forma de um pro-hormônio de 126 aminoácidos. A vida média desse hormônio uma vez lançado na circulação, e estimada em 4 minutos. Seu mecanismo de ação parece ser múltiplo, além dos efeitos natriurético (eliminação do sódio pelos rins) e diurético, este peptídeo inibe a vasoconstrição induzida pela angiotensina II e noradrenalina e reduz a secreção de renina e aldosterona. Estimula o acúmulo de guanosina-monofosfato cíclica e aumenta atividade da guanilato-ciclase.
O FNA (Fator Natriuréteico Atrial) também tem uma função de relevo na homeostase. atraves de ações diretas sobre receptores específicos localizados na córtex e medula renais, na zona glomerular adrenal, na aorta, na musculatura dos vasos e no sistema nervoso central. Em portadores de insuficiência cardíaca congestiva, tem sido observado níveis elevados deste fator natural. E com tem atividade natriurética, diuretica e vasodilatadora, cogita-se no emprego exógeno para o tratamento da insuficiência cardíaca.
Coleta: Coletar 1 tubo de Sangue total-EDTA, centrifugar, separar o plasma e congelar amostra imediatamente após a coleta.