Material: soro congelado EXT
Preparo: Jejum não necessário.
Interpretação:
Apesar desta enzima ser encontrada em vários tecidos elevações significativas são encontradas quase que exclusivamente nas doenças hepáticas, em especial nas colestases intra e extra*hepáticas. A determinação da 5’nucleotidase tem significado semelhante à da fosfatase alcalina, porém apresenta maior especificidade, já que não aumenta em processos esqueléticos, sendo particularmente útil na avaliação de doenças hepato*biliares em gestantes e crianças.
Indicações: Determinação de doenças hepatobiliares. Confirmação da origem hepática da fosfatase alcalina elevada, em especial em gestantes e crianças.
Interpretação clínica: Resultados muito aumentados, de duas a seis vezes, sugerem doença colestática, enquanto resultados aumentados em uma a duas vezes, sugerem doença parenquimatosa hepática.
Sugestão de leitura complementar:
Fauci AS, Braunwald E, Isselbacher KJ. et al.Harrison’s principle of internal medicine. 17th Ed. McGraw*Hill, 2008.
Soares LMF, Paqualotto AC et al. Métodos Diagnósticos: consulta rápida. Artmed Editora, 2002.
* A 5´nucleotidase é uma enzima ligada à membrana das células. Está elevada no soro em casos de colestase, tendo significado muito semelhante à fosfatase alcalina e gama*GT, não sofrendo, ao contrário da gama*GT, indução por drogas.
Coleta: Coletar 2,0 ml de soro em tubo amarelo-gel.Enviar congelado